IF Maker Academy: Inovação, Tecnologia e muita Mão na Massa

Marcelo Anderson Batista dos Santos, MAITE MENEZES SAMPAIO, Pedro Lemos de Almeida Junior, Leonardo Corsino Campello

Resumo


Em um mundo impulsionado pela revolução digital, o papel da educação tecnológica torna-se central na formação dos jovens. O projeto IFMaker Academy emergiu como uma resposta a essa necessidade, centrando-se na combinação de cursos teóricos-práticos e na disseminação de conhecimento através da produção de conteúdo para o YouTube. O objetivo principal da IFMaker Academy foi dotar os estudantes de uma formação teórico-prática dentro do universo Maker. Essa abordagem bifacetada tinha como intuito garantir que os alunos não apenas entendessem os conceitos fundamentais da tecnologia, mas também soubessem como aplicá-los na prática. Foram estruturadas oficinas, onde os estudantes podiam experimentar e construir soluções concretas. Paralelamente à execução dos cursos, a IFMaker Academy investiu na produção de conteúdo para o YouTube. Este esforço visava ampliar o alcance educacional do projeto, permitindo que pessoas de todo o mundo tivessem acesso ao conhecimento produzido. A presença no YouTube também proporcionou uma plataforma para os estudantes demonstrarem suas habilidades, criando um portfólio digital que serviu como um valioso repositório. Assim, os resultados do IFMaker Academy mostraram a importância de cursos teórico-práticos integrados a plataformas digitais. A aceitação entre os alunos foi notável, com mais de 80% relatando satisfação com a abordagem pedagógica e uma compreensão mais clara dos tópicos discutidos. O conteúdo produzido, recebeu feedback positivo, especialmente pela sua abordagem didática e clareza. Em suma, os resultados indicam que a combinação de cursos práticos e teoria, junto à produção de conteúdo digital, pode ser uma abordagem promissora. A fusão dos cursos teóricos-práticos com a produção de conteúdo para o YouTube não só potencializou o aprendizado dos alunos, mas também democratizou o acesso ao conhecimento, reiterando o poder da tecnologia e educação combinados.

Palavras-chave


Cultura Maker; Inovação; Learning by doing

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Marcelo Anderson Batista dos Santos, MAITE MENEZES SAMPAIO, Pedro Lemos de Almeida Junior, Leonardo Corsino Campello

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.