Contos Afro-Brasileiros em sala de aula: Contribuições para uma educação literária antirracista

Joadson Lima Paiva da Silva, José Aldo Ribeiro da Silva

Resumo


O projeto partiu do reconhecimento da capacidade da literatura de condensar discursos históricos, sociológicos e
filosóficos para propor a leitura de contos produzidos por escritores afro-brasileiros. Tal iniciativa teve como principais
objetivos promover debates sobre o racismo em sala de aula e visibilizar escritas de autoria afrodescendente que ainda
contam com pouco espaço nos estudos promovidos no cotidiano escolar. Para isso, foi feita uma pesquisa nas produções
brasileiras, literárias e não literárias, sobre a negritude, de modo a organizá-las em torno de eixos temáticos que
funcionaram como norteadores das atividades propostas. Após isso, realizaram-se oficinas de leitura e produção de
textos, junto a estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Major João Novaes, localizada em Floresta (PE).
Essas atividades contribuíram para a ampliação da competência leitora do corpo discente, assim como colaboraram com
a divulgação do trabalho de autores pretos cujo legado artístico-literário tem sido fundamental para luta antirracista no
contexto brasileiro. Ademais, pretendeu-se auxiliar na formação do gosto pela arte literária, indispensável para a
ampliação da competência comunicativa dos estudantes e para o aguçamento de sua capacidade de análise crítica de
textualidades ficcionais. No geral, a avaliação dos posicionamentos estudantis nos debates revelou a obtenção de
resultados positivos nas discussões desenvolvidas em sala de aula.


Palavras-chave


Leitura; Literatura Afro-brasileira; Educação Antirracista.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Joadson Lima Paiva da Silva, José Aldo Ribeiro da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.