EnsinAFRO: cotas raciais e pontes pretagógicas na educação básica

Natally Marisa Santos Mendes de Lima, Camila Teixeira Lima

Resumo


O presente projeto tem como intuito a criação de materiais didáticos sobre racismos e políticas de ações afirmativas no
Brasil, que podem ser utilizados em escolas do ensino básico das redes federais, estaduais e municipais, por
movimentos sociais e associações estudantis. Esses materiais estão sendo produzidos em formato de cartilha e a partir
de trocas com parceiros/as pesquisadores/as, professoras/es, discentes, comprometidos com uma educação antirracista:
Luana Tolentino (Escritora), Francy Silva (UFPB), Carmen Silva (SOS Corpo), Mário Medeiros (Unicamp), Francisco
Jatobá (UFPE), Julia Abdala (UFRB), Marciano Lima (Professor e Gerente de Preservação Histórica), Jones Manoel
(Escritor) e estudantes e egressos do IFSertãoPE, Joadson, Mica, Thaynnara e Camille. Ao elaborar essas cartilhas,
temos como intuito disponibilizar contra argumentos em relação às concepções equivocadas sobre as políticas de ações
afirmativas e sobre o tema das relações étnico-raciais. O foco se faz pertinente porque em 2022 fez dez anos da criação
da Lei 12.711, que dispõe sobre políticas de ações afirmativas no ingresso nas universidades e instituições federais. O
momento, então, é de rever a Lei, para decidir sobre sua manutenção, modificação ou exclusão, sendo importante que
toda população, principalmente às diretamente afetadas, tenham conhecimento sobre e possam participar das disputas
que envolvem tais decisões. Serão quatro cartilhas: a primeira sobre educação afrocentrada, transgressora (bell hooks) e
insubmissa (Conceição Evaristo); a segunda sobre as Leis 12.711, 12.990 e 13.409 e os mitos em torno delas; as terceira
e quarta acerca o tema da Interseccionalidade, sendo a última, focada no encontro entre raça e classe. A fase atual é a de
produção e edição das cartilhas, que terão textos informativos, propostas de atividades para aulas e/ou oficinas, relatos
de pesquisadores e professores/as, entrevistas, animações, etc. Também, da construção das oficinas de divulgação
desses materiais, que serão realizadas em 3 Campi do IFSertãoPE, abertas às redes de ensino das regiões.


Palavras-chave


Materiais didáticos; Pontes Pretagógicas; Ensino Antirracista; Ações Afirmativas.

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