A Academia HackTown e as contribuições para a formação do licenciando: um relato de experiência

Jose Alisson Ramalho Rodrigues, Josilene Almeida Brito, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Jamille Anderson Luiz da Silva, Danielle Juliana Silva Martins

Resumo


Este resumo objetiva relatar a experiência como bolsista no Projeto de Extensão Academia Hacktown, a primeira escola
pública de programação em Jogos e Robótica, chancelada pela Sociedade Brasileira de Computação. A experiência foi
realizada com crianças entre 11 e 12 anos no ano de 2022, na turma do Kids 2. Um princípio do projeto é sair do
método tradicional, da sala de aula conservadora, buscando um ensino de qualidade através do ensino lúdico, e isso se
dá por meio de algumas metodologias, sendo estas o storytelling, a gamificação gamelearning e a computação
desplugada e que quando somadas permitem desenvolver o conhecimento dos alunos de uma maneira mais leve, e mais
atraente para o público, aumentando o engajamento e o interesse deles na sala de aula. Enquanto licenciado, o projeto
permite compreender o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula, pois realizamos atividades como: produção
do plano de aula, elaboração do material didático (atividades práticas e atividades para casa, e slides), reuniões de
acompanhamento com a equipe pedagógica e técnica do projeto, estudo, execução da aula e finalizamos avaliando a
realização da atividade, por exemplo, a atividade proposta envolveu os alunos e o que poderia ser mudado para
melhorar. É importante destacar que temos a possibilidade de lidar com perfis diferentes de alunos, as particularidades
não somente dos alunos, como das turmas e como a diferenciação dos métodos aplicados tem impacto na aprendizagem
dos alunos, além de perceber a maneira como cada uma das turmas reagia às mesmas atividades, percebendo a
importância de planejar de acordo com a realidade da turma. Por fim, destaca-se como a vivência contribui para o
desenvolvimento pessoal do futuro docente e enriquece muito a formação na licenciatura, permitindo que o licenciando
observe na prática a aplicabilidade de alguns conteúdos vistos no processo de formação, ocasionando em um
profissional mais preparado para atuar na área.


Palavras-chave


Conservadora; lúdica; enriquece; vivência; formação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Jose Alisson Ramalho Rodrigues, Josilene Almeida Brito, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Jamille Anderson Luiz da Silva, Danielle Juliana Silva Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.