ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA MODALIDADE ESCRITA (L2)

Joabner Silva do Nascimento, Raquel Lopes de Souza Santos, Claudia Lucia Farias de Cerqueira Aguiar, Clecia Regina dos Santos Souza

Resumo


O projeto de extensão realizado por meio do edital no 69/2022, do IFSertãoPE, tem como propósito ofertar um curso de aprimoramento de língua portuguesa escrita como segunda língua, voltado para jovens e adultos surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um curso desenvolvido especificamente para esse público é necessário, afinal a primeira língua deles, a Libras, é de modalidade visual-espacial e apresentam particularidades na forma como
aprendem, devendo a língua portuguesa ser ensinada como segunda língua. O objetivo do curso é apresentar estratégias de desenvolvimento e compreensão da língua. Para facilitar o acesso ao curso, ele foi concebido na modalidade de
educação a distância, com aulas síncronas e assíncronas, por meio da plataforma Google Classroom por possuir uma interface mais simples e os participantes terem mais intimidade. Durante as aulas e a realização das atividades, observou-se diversos aspectos que podem otimizar a assimilação dos conteúdos. Podemos citar entre eles a utilização da pedagogia surda, priorizando o canal visual, na produção dos materiais, que inclui videoaulas ministradas em Libras, com o auxílio de recursos visuais. Ficou evidente, também, a importância dos surdos estudarem e dominarem a Libras, pois ela serve como um suporte linguístico para a compreensão da língua portuguesa. Tal experiência enfatizou a
necessidade de incluir a disciplina de Libras como componente curricular obrigatório em todos os níveis, etapas e modalidades do ensino regular, assim como, é premente ampliar a oferta sistemática e contínua de cursos de língua
portuguesa escrita como segunda língua para surdos usuários da Libras. É preciso pensar ainda na possibilidade de uma edição na modalidade semipresencial. O projeto contemplou um total de 31 participantes, surdos da comunidade e egressos.


Palavras-chave


Inclusão; Bilinguismo; Acessibilidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Joabner Silva do Nascimento, Raquel Lopes de Souza Santos, Claudia Lucia Farias de Cerqueira Aguiar, Clecia Regina dos Santos Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.