Academia Maker: Cursos de iniciação à programação aplicada a projetos de robótica, eletrônica e internet das coisas.
Resumo
A Cultura Maker surge de uma tendência relacionada à autonomia, “faça você mesmo”. Nessa abordagem, busca-se incentivar pessoas a solucionarem problemas com uso de conhecimentos e ferramentas específicas, promovendo a
colaboração entre membros. Este projeto representa uma iniciativa introdutória com foco no ensino de programação aplicada à robótica. Por meio dele, contribui-se para a inclusão digital e redução da disparidade tecnológica àqueles com acesso limitado. O projeto oferece uma base estimulante à exploração das possibilidades dos mundos físico e lógico. Desenvolveu-se materiais de treinamento visando sua utilização durante 20 horas de curso. O objetivo é certificar um público de 400 alunos do Ensino Fundamental II. Para tal, foram adotados diferentes modelos de aplicação do curso: três, cinco ou 20 dias para sua conclusão. Cada aula consistia na apresentação dos conteúdos e compreensão dos componentes, visando o desenvolvimento de uma série de projetos. O curso foi organizado ao dividir a sala de aula em equipes de alunos, cada uma com membros fixos, que escolhiam um nome original para seus times. Os dispositivos utilizados nas aulas foram o Arduíno Uno, kits de robótica adaptados com impressões 3D e plataforma de programação em blocos. Ao final de cada dia, propunha-se um desafio aplicando os conhecimentos adquiridos durante os projetos. Equipes competiam entre si acumulando pontos. Ao término do curso, a equipe com maior pontuação era premiada e recebia o certificado, junto a um brinde produzido pelos membros do projeto. Foram certificados mais de 300 alunos em três municípios diferentes. Número abaixo do esperado devido a problemas logísticos na entrega dos materiais. Observaram-se melhorias no raciocínio dos alunos ao realizarem as atividades. Além disso, tiveram a oportunidade de familiarizar-se com as metodologias adotadas pela instituição, motivando-os a considerar matrícula no IF. Houve impacto na percepção sobre o papel ativo que desempenham na sua formação e mudança de perspectiva em relação à busca da formação tecnológica para suas carreiras.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Generson Eduardo Figueredo da Silva, João Felipe Filgueira Felizardo, Kaik Bruno Gomes Ferreira, Pedro Lemos De Almeida Júnior, Adeisa Guimarães Carvalho, Renata Silva

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.