Cactário e trilha ecológica como ferramentas didáticas para a educação ambiental

Carolaine Gomes dos Reis, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Sandra Regina da Silva Galvão, Francisca Wislana Costa Pinto, Eriverton da Silva Rodrigues, Núbia Michelle Vieira da Silva, Rafael Santos de Aquino, Bruno Jeferson da Silva Andrade, Matheus da Silva Andrade

Resumo


O desmatamento e a exploração predatória de espécies do bioma Caatinga são ações antrópicas que implicam em impactos negativos à sua biodiversidade, levando à vulnerabilidade e/ou extinção de muitas espécies que o compõem.
Ações de preservação e conservação que contribuam para a manutenção do bioma são relevantes e através da educação ambiental, pode-se trabalhar estratégias de ensino com este fim. Neste sentido, o projeto teve como objetivo utilizar um cactário e uma trilha ecológica como ferramentas para promover a educação ambiental, com vistas a sensibilizar alunos da comunidade local a conservar, (re)conhecer e admirar as espécies nativas da caatinga. No cactário e no trajeto (350m) da trilha ecológica Moça Branca, os visitantes foram incentivados a ter contato com a natureza, com a diversidade de plantas e animais ali existentes, com os cheiros e sensações táteis. Esses espaços, destinados a visitação de turmas do ensino fundamental, teve como guia a aluna bolsista, alunos colaboradores e demais membros do projeto, sendo apresentadas as espécies, formas de uso, bem como incentivando a conservação da flora e fauna e do meio ambiente como um todo. A trilha, a partir de abril de 2023 até o momento, recebeu a visita de 7 turmas de ensino fundamental, estas (re)conheceram 26 plantas da caatinga, além de participarem de dinâmicas que proporcionaram maior contato com o ambiente. Além do público alvo, foram recebidas as visitas de estudantes do IFSertãoPE-Campus Salgueiro, de diferentes cursos e modalidades de ensino, outros interessados em conhecer o projeto, desde crianças atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Salgueiro, turmas de ensino médio de escolas externas, além de grupos com idades diversificadas. Conclui-se, que o projeto atua como uma ferramenta de interação entre ensino e aprendizado, além de promover o interesse pelo bioma e práticas conservacionistas, é um ambiente de
conexão com a natureza que proporciona novas memórias.


Palavras-chave


Caatinga; educação ambiental; práticas conservacionistas; cactos.

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Direitos autorais 2023 Carolaine Gomes dos Reis, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Sandra Regina da Silva Galvão, Francisca Wislana Costa Pinto, Eriverton da Silva Rodrigues, Núbia Michelle Vieira da Silva, Rafael Santos de Aquino, Bruno Jeferson da Silva Andrade, Matheus da Silva Andrade

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