GAMIF: Gamificação Aplicada à Educação Empreendedora
Resumo
Empresas de pequeno e médio porte enfrentam problemas tão complexos quanto grandes corporações. Além disso, somam-se a esses desafios as dificuldades próprias dos pequenos empreendedores, como a definição de um
planejamento adequado, o desconhecimento em gestão de negócios e a carência de apoio financeiro. A pandemia de COVID-19 causou um impacto global na economia e essas adversidades foram ampliadas durante esse período, levando
muitas empresas à falência. Por outro lado, foi nesse cenário que muitas pessoas se tornaram microempreendedores de forma emergencial, sem uma capacitação adequada, e os empreendedores que se mantiveram tiveram que recorrer à criatividade e às redes sociais para continuar em atividade. No contexto atual, o empreendedorismo é considerado uma competência necessária para aprender, trabalhar e viver na sociedade do conhecimento. Seu ensino pode ser categorizado como o desenvolvimento das habilidades necessárias para se tornar um empreendedor, incluindo criatividade, inovação, disposição para assumir riscos, planejamento e gestão de projetos com objetivos. Portanto, o
desenvolvimento dessa competência por meio da aprendizagem é fundamental para formar pessoas capazes de atuar na sociedade contemporânea. Nesse sentido, o projeto GAMIF (Gamificação Aplicada à Educação Empreendedora) tem como principal objetivo capacitar microempreendedores por meio da aplicação da gamificação juntamente com o método de resolução de problemas PDCA. Para tanto, o ensino será implementado em fases, visando facilitar o
aprendizado e a implementação do método PDCA, proporcionando uma abordagem lúdica por meio da gamificação.
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