Coral e registro audiovisual: uma intervenção interdisciplinar

Rayanna Luana Cavalcante Farias, Janiel Maia da Silva, Ubirajara Santos Nogueira, Glenio Vilas Boas Da Silva, Ana Nery Barbosa Matos

Resumo


A tecnologia desempenha um papel fundamental na vida cotidiana, possibilitando uma abordagem crítica e criativa. Compreender as produções audiovisuais torna-se essencial em um mundo onde a mídia exerce uma presença marcante. Nesse contexto, a música, em especial o canto coral, desempenha um papel importante na integração da vida escolar. Diante disso, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar entre música e computação, no contexto das obras audiovisuais e seus timbres sonoros, com o intuito de contribuir para a formação de professores da educação básica no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES e supervisionado pela professora Ana Nery Barbosa. O trabalho descreve as práticas desenvolvidas em um projeto realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, em Petrolina PE. O objetivo geral foi compreender e aplicar técnicas de produção audiovisual e timbres sonoros na criação de um coro utilizando a música “Banaha”, resultando na produção de obras audiovisuais pelos estudantes. A metodologia consistiu em aulas teórico-práticas, proporcionando experiência musical por meio do canto coral e desenvolvimento de conceitos computacionais voltados para o audiovisual, os alunos participaram de atividades baseadas em projetos, gravando a música “Banaha” e criando obras audiovisuais. As aulas foram ministradas no período de março a junho de 2023, abordando conceitos e práticas apresentados no livro “Canto uma expressão: princípios básicos de técnica vocal” da autora Marsola (MARSOLA, 2004), e no livro “O cinema e a Produção” de Chris Rodrigues, (RODRIGUES, 2007), que engloba respiração, afinação, e técnicas de produção visual. Em resumo, o projeto interdisciplinar PIBID obteve sucesso, promovendo
progresso na prática do canto coral e na produção de áudio visual. Os alunos tiveram um bom desempenho, mostrando o valor educativo da música e computação. Isso reforça a relevância de projetos interdisciplinares para o aprimoramento de habilidades e conhecimentos.


Palavras-chave


Obras audiovisuais; timbres sonoros; interdisciplinaridade; música e computação; coros de adolescentes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Rayanna Luana Cavalcante Farias, Janiel Maia da Silva, Ubirajara Santos Nogueira, Glenio Vilas Boas Da Silva, Ana Nery Barbosa Matos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.