Explorando a Química com Jogos Interativos em sala de aula: uma revisão/avaliação diferenciada
Resumo
A utilização de atividades lúdicas, como jogos didáticos, pode ser uma boa escolha para diminuir a resistência do aprendizado da disciplina química por parte dos alunos, além de ser uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos
em sala de aula aumentando o engajamento da turma. Apoiando-se nessa compreensão, este trabalho realizado no âmbito do Subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do
IFSertãoPE, buscou promover a prática com jogos interativos no ensino de química para promover uma uma revisão/avaliação diferenciada. Objetivou-se investigar a eficácia e os impactos da utilização de uma gincana como
forma de revisão/avaliação no contexto educacional, pautando-se, para isso, nos conteúdos de química geral. Nesse sentido, o estudo desenvolvido, de forma presencial, com 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado de informática
do IFSertãoPE,Campus Floresta, apoiou-se nos princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa. As atividades foram organizadas das seguintes forma: 1) Envio de um material teórico para os alunos estudarem sobre todos assuntos vistos
ao longo da disciplina; 2) Aula de revisão e debate sobre o tema; 3) Gincana avaliativa com uso de 2 jogos, sendo o jogo 1 nomeado de jogo das 4 imagens, onde os alunos buscam acertar, através das imagens, qual a palavra
correspondente, e o jogo 2 um jogo de tabuleiro, no qual os alunos respondem perguntas do conteúdo de química geral; 4) Formulário para feedback dos alunos. Por fim, todos os alunos foram premiados. Observou-se que os estudantes demonstraram interesse em aprender, participaram ativamente, discutiram e construíram conhecimentos, e demonstraram maior motivação. Assim, ficou evidente que a proposta deste projeto contribuiu para o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos de forma dinâmica, tornando a aprendizagem mais interessante, significativa e eficaz.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Daiane Marilene da Silva, Geangela da Silva Nascimento, Marfran Claudino Domingos dos Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.