Explorando a Química com Jogos Interativos em sala de aula: uma revisão/avaliação diferenciada

Daiane Marilene da Silva, Geangela da Silva Nascimento, Marfran Claudino Domingos dos Santos

Resumo


A utilização de atividades lúdicas, como jogos didáticos, pode ser uma boa escolha para diminuir a resistência do aprendizado da disciplina química por parte dos alunos, além de ser uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos
em sala de aula aumentando o engajamento da turma. Apoiando-se nessa compreensão, este trabalho realizado no âmbito do Subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do
IFSertãoPE, buscou promover a prática com jogos interativos no ensino de química para promover uma uma revisão/avaliação diferenciada. Objetivou-se investigar a eficácia e os impactos da utilização de uma gincana como
forma de revisão/avaliação no contexto educacional, pautando-se, para isso, nos conteúdos de química geral. Nesse sentido, o estudo desenvolvido, de forma presencial, com 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado de informática
do IFSertãoPE,Campus Floresta, apoiou-se nos princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa. As atividades foram organizadas das seguintes forma: 1) Envio de um material teórico para os alunos estudarem sobre todos assuntos vistos
ao longo da disciplina; 2) Aula de revisão e debate sobre o tema; 3) Gincana avaliativa com uso de 2 jogos, sendo o jogo 1 nomeado de jogo das 4 imagens, onde os alunos buscam acertar, através das imagens, qual a palavra
correspondente, e o jogo 2 um jogo de tabuleiro, no qual os alunos respondem perguntas do conteúdo de química geral; 4) Formulário para feedback dos alunos. Por fim, todos os alunos foram premiados. Observou-se que os estudantes demonstraram interesse em aprender, participaram ativamente, discutiram e construíram conhecimentos, e demonstraram maior motivação. Assim, ficou evidente que a proposta deste projeto contribuiu para o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos de forma dinâmica, tornando a aprendizagem mais interessante, significativa e eficaz.


Palavras-chave


Ensino de química; Jogos didáticos; Metodologia alternativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Daiane Marilene da Silva, Geangela da Silva Nascimento, Marfran Claudino Domingos dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.