Explorando o Mundo da Química: Uma Sequência Didática para Introdução ao Laboratório.

Ana Célia de Souza, Maíla Cauane da Silva Pereira, Marfran Claudino Domingos dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos

Resumo


A disciplina de química no ensino médio sempre foi vista como de difícil aceitação pela maioria dos alunos. De fato, as disciplinas de ciências da natureza, assim como matemática, requerem um maior esforço do professor para conseguir atingir o objetivo da disciplina, no que diz respeito à construção de conceitos e relação destes com as transformações do nosso cotidiano. Para lidar com essas dificuldades, neste trabalho buscou-se elaborar uma sequência didática para uma aula de introdução ao laboratório de química. Nessa perspectiva de inovação, a Sequência Didática adotada trouxe uma intervenção interativa, dinâmica e lúdica, a qual foi executada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES). O projeto foi efetivado no laboratório de química do IFSertãoPE, Campus Floresta, com 27 alunos da turma do 1° Ano do Ensino Médio Integrado em Informática. A metodologia adotada foi: 1) Aplicação de um questionário inicial para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos; 2) Fornecimento de instruções e passo a passo das atividades a serem desenvolvidas; 3) Apresentação de um pôster com informações sobre regras de segurança no laboratório; 4) Exposição de itens de laboratório com cartões informativos e demonstrações básicas da utilização de alguns equipamentos; 5) Bingo didático com materiais e vidrarias de laboratório; 6) Aplicação de um questionário final para obter o feedback dos alunos; 7) Análise dos dados obtidos. Através do questionário inicial observou-se que 70,4% dos alunos estavam tendo seu primeiro contato com um laboratório de química, 14,8% já havia tido contato anteriormente, e 14,8% teve contato apenas na semana da química, no próprio instituto. Isso, por si só, já deixou evidente a importância deste projeto, tendo em vista que proporcionou à maior parte da turma um primeiro contato com um laboratório de química. Ao final da dinâmica do bingo, a média de acerto da turma foi de 94,4%, o que torna-se um indicativo da eficácia da sequência didática adotada. Por conseguinte, baseando-se nos resultados obtidos através dos questionários, na participação ativa na aula, no resultado do bingo e no feedback dos alunos, pode-se concluir que a abordagem da sequência didática dinâmica e lúdica despertou grande interesse da parte dos alunos, proporcionando assim, um melhor aproveitamento da aula e um aprendizado mais significativo.


Palavras-chave


Ensino de Química; Sequência Didática; Introdução ao laboratório; Aprendizagem significativa..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ana Célia de Souza, Maíla Cauane da Silva Pereira, Marfran Claudino Domingos dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.