Fabricação e abordagem do disco de Newton com alunos do ensino fundamental

Mariana Sousa Oliveira, Eriverton da Silva Rodrigues, Samuel dos Santos Feitosa, Wellington dos Santos Souza, João Cleilton Ferreira do Nascimento

Resumo


O ensino de ciências tem sido desafiador, especialmente quando a escola não possui estrutura para aulas experimentais.
A aula prática ajuda no desenvolvimento de conceitos científicos, pesquisas e soluções de problemas além de ser uma
complementação da aula teórica que desperta a curiosidade do aluno e melhora o aprendizado (PERUZZI, FOFONKA,
2021). No colégio Dom Malan os alunos não possuem aulas experimentais nem ao menos laboratório. Um fato que
pode levar a perda do interesse dos estudantes para o aprendizado. Com o objetivo de instigar a curiosidade e facilitar o
processo de ensino sobre fenômenos que envolvem a natureza da luz com base na habilidade da BNCC EF09CI04, o
projeto consiste na participação dos estudantes na construção do disco de Newton. O experimento evidencia que todos
as cores da luz são formadas pela composição das três cores primárias. Na primeira aula serão realizados alguns
questionamentos para incentivar os alunos sobre o tema, tais como: “Vocês sabem como é formado o arco-íris?”; “como
são formadas as cores que vemos?”; “Conhecem algum fenômeno óptico?”. Logo em seguida, será realizada uma aula
teórica contendo as informações sobre o que é a luz, o que compõe as cores, o que é frequência, alguns fenômenos
ópticos como refração, reflexão e outros, discussão de como surgiu a ideia do disco de newton. Na segunda aula será
proposta uma atividade coletiva para construção do disco de Newton. Os estudantes que quiserem participar receberão
instruções de como fazê-lo. Na última parte do projeto os alunos serão avaliados através de um questionário sobre o
tema estudado e os fenômenos observados na experiência. Assim poderemos observar os resultados obtidos do projeto.
É esperado que no final do projeto os alunos compreendam a natureza dual da luz e fixar o conteúdo aprendido em sala
de aula, além disso desenvolvida a curiosidade científica do aluno, sua autonomia, trabalho em equipe e autoconfiança.


Palavras-chave


"Luz e ondas";"PIBID"; "Disco de Newton"..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Mariana Sousa Oliveira, Eriverton da Silva Rodrigues, Samuel dos Santos Feitosa, Wellington dos Santos Souza, João Cleilton Ferreira do Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.