Lixo: Um problema público!

Priscila Maciel Pereira dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Anderson de Oliveira dos Santos

Resumo


A disciplina de Química apresenta um alto nível de recusa por parte dos discentes do ensino médio, pois os mesmos
afirmam não possuírem identificação. Porém, já vêm sendo trabalhadas novas metodologias de ensino como estratégias
de resolução desse problema. Diante disso, foi realizado um projeto, no âmbito do Subprojeto de Química do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do IFSertãoPE, buscando despertar um maior interesse
pela disciplina, a partir do tema: Lixo: um problema público, que é um assunto bastante comum em nosso cotidiano.
Nessa perspectiva, objetivou-se contextualizar sobre o lixo, abordando os tópicos: matéria, degradação e densidade,
assim como a reciclagem e a sustentabilidade para maior sensibilização e contribuição para o aprendizado dos
discentes. O projeto foi aplicado em uma turma do 1° ano A, com 45 alunos, da Escola de Referencia em Ensino Médio
Gercino Coelho, na modalidade presencial, apoiando-se nos princípios da pesquisa quali e quantitativa. As etapas das
atividades foram: 1) Questionário investigativo; 2) Debates sobre o tema, entrega das atividades propostas e atribuição
de pontuação para os participantes; 3) Vídeo/dinâmica; 4) Experimentos e produção de lixeiras seletivas com pneus; 5)
Questionário avaliativo e 6) Análise de dados. Mediante análises dos resultados do questionário investigativo, um
questionamento sobre “quais são as cores das lixeiras seletivas e o que cada uma representa”, observou-se 64,7% de
acertos. No decorrer das intervenções, os alunos foram bastante participativos nas atividades, demonstrando interesse
em aprender, a partir do diálogo, relacionando o tema abordado com os conceitos químicos. Pôde-se perceber no
questionário avaliativo um aumento na percentagem de acertos para 73,4%. Concluiu-se que foi possível a construção
do conhecimento a partir da implementação das atividades lúdicas, pois a partir do questionário de satisfação, tivemos
vários relatos de alunos corroborando com a ideia que as metodologias adotadas facilitaram o aprendizado. Diante
disso, com o bom aproveitamento da temática e utilização das metodologias ativas, foi possível desenvolver atividades
diferenciadas sobre uma temática tão relevante para a sociedade.


Palavras-chave


Química; Lixo; Meio ambiente..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Priscila Maciel Pereira dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Anderson de Oliveira dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.