MINICURSO PREPARATÓRIO PARA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INFANTIL AO ENSINO DE ASTRONOMIA.

Maysa Andrades Costa, Bruno Gomes da Costa, Daniel Berg de Amorim Lima, Mateus Evangelista Barbosa da Silva, Geovanna Santana da Silva Carvalho, Alerrandro Dias Vasconcelos Melo, Haru Simões de Carvalho, Jauahallau-nehu Evangelista Cunha da Silva, Mellyse Pereira Santos

Resumo


Na educação formal conceitos fundamentais de astronomia não costumam ser estudados nos cursos de formação,
levando muitos professores a simplesmente desconsiderar conteúdo deste tema em seu trabalho docente, ou apresentam
sérias dificuldades ao ensinar conceitos básicos de fenômenos relacionados à astronomia. A educação não formal, por
outro lado, com caráter sempre coletivo, envolve práticas educativas fora do ambiente escolar, sem a obrigatoriedade
legislativa, nas quais o indivíduo experimenta a liberdade de escolher métodos e conteúdos de aprendizagem. foi a
partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que os bolsistas do Programa Institucional de
Bolsas de iniciação à docência (PIBID) tiveram o engajamento de elaborar um projeto pedagógico de curta duração
direcionado à preparação do público infantil para a prova da OBA nível 1 e 2. O projeto teve como objetivo central
preparar as crianças para a OBA a partir das provas dos anos anteriores e disseminar astronomia desde a infância de
forma lúdica e interativa nas aulas. Inicialmente o minicurso foi ofertado no espaço da Universidade Federal do Vale do
São Francisco (UNIVASF) - Campus Petrolina para crianças de ensino fundamental 1 e 2 de escolas municipais e de
rede privada, as crianças inscritas no curso preparatório estavam na presença dos pais que os acompanharam nos três
sábados. As aulas foram divididas em três sábados com os assuntos divididos em cada sábado: Terra e Lua, Sol e
Constelações, Aviões, Foguetes e Satélites, se explorando de forma interativa, que ao final de cada aula, era aplicado
algumas questões das provas de anos anteriores. Ao longo do minicurso os bolsistas perceberam que o nível dos alunos
em relação aos assuntos abordados nas aulas foi melhorando, pois alguns alunos e alunas tiveram dificuldade em
entender a estrutura do conteúdo. Foi constatado que a maioria já tinha noção básica dos elementos e astros, mas não
entendiam o funcionamento. Os resultados das avaliações finais foram satisfatórios referente ao pouco tempo proposto
pelo projeto, na última aula do último sábado as crianças mais introvertidas começaram a expressar interesse na
interação da equipe com os assuntos propostos da OBA.


Palavras-chave


Astronomia; preparatório; educação..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Maysa Andrades Costa, Bruno Gomes da Costa, Daniel Berg de Amorim Lima, Mateus Evangelista Barbosa da Silva, Geovanna Santana da Silva Carvalho, Alerrandro Dias Vasconcelos Melo, Haru Simões de Carvalho, Jauahallau-nehu Evangelista Cunha da Silva, Mellyse Pereira Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.