Música e Computação: Desenvolvendo Processos Criativos Utilizando Games e Música

João Pedro Carvalho Souza, Ricardo Alexandre Souza de Brito Silva, Ana Nery Barbosa Matos, Glênio Vilas Boas Da Silva, Ubirajara Santos Nogueira

Resumo


Sabe-se que a música e a computação são importantes áreas do conhecimento humano. WANGENHEIM(2013, p.15)
afirma que: “Para levar o aluno a aprender de forma mais profunda, necessita-se outras estratégias que levam o aluno a
exercitar a aplicação de conhecimento de alguma maneira, por exemplo, ele fazendo uma apresentação ou simulando a
aplicação do conhecimento.”; dessa forma, os games entram em cena como ferramenta de ensino e aprendizagem da
computação. No aprendizado da música, SWANWICK(1979), cita que o processo de composição é um dos principais
parâmetros da educação musical. Partindo disso, o projeto elaborado visa a criação de uma fase de um jogo eletrônico
como objetivo final, sendo uma atividade colaborativa para desenvolver habilidades básicas da computação, da música
e habilidades socioemocionais fundamentais para a formação do aluno. Para isso, foram utilizados os programas
“BeepBox” - para a criação de trilhas sonoras - e “GameMakerStudio” - para o desenvolvimento da fase do jogo
eletrônico - como ferramentas para a realização do projeto implementado na Escola de Referencia em Ensino Médio
Clementino Coelho, em Petrolina-PE, entre alunos do 1° e 2° ano do ensino médio. Foram atingidos bons resultados em
relação ao objetivo. Os alunos elaboraram o trabalho em duplas, criando uma fase de um jogo eletrônico utilizando da
sua criatividade na confecção de cenário, personagem e da trilha sonora. Os resultados foram apresentados em uma
culminância na escola onde outros alunos puderam interagir com os projetos dos participantes. O resultado do projeto
gerou uma maior interação dos alunos com os games e com os processos de composição de trilha sonora. O trabalho
promoveu uma imersão dos alunos no mundo da programação e da música. Concluímos que o trabalho interdisciplinar
proposto para as turmas, mesmo com todos os percalços vividos durante o semestre, contribuiu para que os alunos
fossem imergidos no mundo da música e da computação. A elaboração desse simples jogo pode abrir caminhos para
novas ideias e projetos em ambas as áreas.


Palavras-chave


Jogos; música; aprendizagem;.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 João Pedro Carvalho Souza, Ricardo Alexandre Souza de Brito Silva, Ana Nery Barbosa Matos, Glênio Vilas Boas Da Silva, Ubirajara Santos Nogueira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.