O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO VIVÊNCIA DO PIBID EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO NO IFSertãoPE CAMPUS SANTA MARIA DA BOA VISTA

Ana Maria Lima dos Santos Feiosa, Deivd Andrade Porto, Flávia Moniele da Silva Nascimento, Mayrlon Campos da Silva, Marcones de Oliveira da Silva

Resumo


Por meio de um conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula durante a vivência do PIBID foi possível
perceber o quanto um conceito matemático é mais facilmente assimilado pelo alunado quando as mesmas acontecem de
forma mais lúdica e dinâmica. Este trabalho trata-se de um relato de experiência das principais atividades desenvolvidas
durante a vivência do PIBID do curso de Licenciatura em Matemática numa turma do ensino médio do IF Sertão PE do
campus de Santa Maria da Boa Vista. Iniciamos nossos trabalhos com a participação dos estudantes na II Gincana da
Matemática, onde o tema dessa gincana era Geometria, após essa vivência, em sala de aula podemos fazer de forma
enriquecedora a aplicação de jogos matemáticos sobre (colocar tema), usando uma plataforma digital denominada de
Kahoot. Durante essas atividades, observamos que houve uma significativa participação no crescimento produtivo e
gradual para os estudantes. Desta forma, houve também uma contribuição para a nossa formação pedagógica, nos
fazendo refletir sobre a importância do trabalho em grupo, nos mostrando de forma primordial a importância do uso das
tecnologias em favor do ensino da matemática. É válido lembrar que uma das finalidades do PIBID é proporcionar aos
licenciando uma experiência metodológica totalmente diferente do convencional, despertando assim, vocações para a
licenciatura.


Palavras-chave


Jogos matemáticos, gincana de matemática, kahoot nas aulas de geometria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ana Maria Lima dos Santos Feiosa, Deivd Andrade Porto, Flávia Moniele da Silva Nascimento, Mayrlon Campos da Silva, Marcones de Oliveira da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.