O uso de jogos no ensino da matemática através do PIBID
Resumo
Este relato é resultado da vivência dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano do
campus Santa Maria da Boa Vista, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A gamificação é
uma metodologia ativa bastante útil no processo de ensino, por meio dela é possível desmistificar a matemática como
disciplina difícil e para poucos, e apresentando-a de uma forma lúdica. Foram realizadas observações de aulas de
matemática em turmas do 1° ano do ensino médio do IF-Sertão campus Santa Maria da Boa Vista, assim como foram
propostas atividades com o objetivo de apresentar os conteúdos matemáticos de forma lúdica com jogos e uma gincana
da matemática na tentativa de aproximar os estudantes à disciplina. Os assuntos abordados na gamificação foram
bastante diversificados, para que os alunos trabalhassem operações fundamentais e temas que servirão de base para
outras disciplinas específicas do curso. Conteúdos como ângulos, notações científicas e geometria foi bastante
trabalhado com os estudantes com auxílio de plataformas digitais como o Kahoot, de uma oficina matemática
denominada “Batalha dos ângulos” e da gincana de matemática que contou com a participação de todas as turmas do
ensino médio do campus. Observou-se que as metodologias utilizadas obtiveram sucesso tornando os alunos mais
colaborativos e promovendo a socialização entre os grupos formados para participar das dinâmicas. As ações do PIBID
também ajudaram na reflexão da prática e identidade docente, enriquecendo a nossa formação. O envolvimento de
todos os participantes, reafirmou o quanto a gamificação é importante no ensino da matemática e que é possível acabar
com a ideia de que a matemática é uma disciplina para poucos.
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