O uso de jogos no ensino da matemática através do PIBID

Bruno Roberto Bione de Oliveira, Deivd Andrade Porto, Anne Karynne Guimarães Ramos, Flavio Alves dos Santos, Marcones de Oliveira da Silva

Resumo


Este relato é resultado da vivência dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano do
campus Santa Maria da Boa Vista, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A gamificação é
uma metodologia ativa bastante útil no processo de ensino, por meio dela é possível desmistificar a matemática como
disciplina difícil e para poucos, e apresentando-a de uma forma lúdica. Foram realizadas observações de aulas de
matemática em turmas do 1° ano do ensino médio do IF-Sertão campus Santa Maria da Boa Vista, assim como foram
propostas atividades com o objetivo de apresentar os conteúdos matemáticos de forma lúdica com jogos e uma gincana
da matemática na tentativa de aproximar os estudantes à disciplina. Os assuntos abordados na gamificação foram
bastante diversificados, para que os alunos trabalhassem operações fundamentais e temas que servirão de base para
outras disciplinas específicas do curso. Conteúdos como ângulos, notações científicas e geometria foi bastante
trabalhado com os estudantes com auxílio de plataformas digitais como o Kahoot, de uma oficina matemática
denominada “Batalha dos ângulos” e da gincana de matemática que contou com a participação de todas as turmas do
ensino médio do campus. Observou-se que as metodologias utilizadas obtiveram sucesso tornando os alunos mais
colaborativos e promovendo a socialização entre os grupos formados para participar das dinâmicas. As ações do PIBID
também ajudaram na reflexão da prática e identidade docente, enriquecendo a nossa formação. O envolvimento de
todos os participantes, reafirmou o quanto a gamificação é importante no ensino da matemática e que é possível acabar
com a ideia de que a matemática é uma disciplina para poucos.


Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa; gamificação na matemática; PIBID de Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Bruno Roberto Bione de Oliveira, Deivd Andrade Porto, Anne Karynne Guimarães Ramos, Flavio Alves dos Santos, Marcones de Oliveira da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.