Experimentação como estratégia metodológica no ensino de química: um relato de experiência

Ágda Freire Queiroz Braz, Juciele de Araujo, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira

Resumo


A procura por novas estratégias de ensino que sejam acessíveis, contemporâneas e de baixo custo é
sempre um desafio para o professor. Nesse sentido, o uso da experimentação surge como uma
alternativa, pois motiva e desperta a atenção do aluno, auxilia na tomada de decisões, além de facilitar a
compreensão de conceitos científicos, e estimular a curiosidade. O trabalho propõe o uso de um
experimento sobre luminescência que foi elaborado de forma manual, utilizando materiais de baixo
custo e aplicado em uma turma de 40 alunos, do 1° Ano do Novo Ensino Médio, da Escola EREM
Professora Evanira de Souza Dias, em Petrolina-PE. No experimento, foi utilizado uma caixa de papelão,
luz negra adaptada (lâmpada envolta de fita durex pintada de azul) e objetos que brilham através da luz
negra. O fenômeno da fluorescência foi trabalhado através da emissão de luz ultravioleta (UV), sendo o
conceito de energia quantizada revisado. Foi notório que a utilização do mesmo pôde proporcionar uma
visão mais científica dos processos químicos, aproximando o aluno do seu cotidiano. Dessa forma, a
aplicação de tal prática pedagógica é de fundamental importância para relação da teoria com a prática,
bem como no desenvolvimento do caráter investigativo que estimulam a resolução de problemas.

Palavras-chave


Experimentação; Luminescência; Luz Negra.

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