Física e Gamificação: Uso de plataformas virtuais para o ensino da Física com ênfase na eletrostática
Resumo
O presente projeto por meio do Programa Residência Pedagógica propôs explorar a aplicação da gamificação como
uma abordagem inovadora para o ensino da física. Nosso objetivo principal é aumentar o engajamento dos alunos e
melhorar a compreensão dos conceitos físicos por meio do uso de elementos de jogos. Foi realizado no IFSertãoPE,
envolvendo alunos do ensino médio integrado, nos cursos de Informática, Química e Edificações, sendo três turmas do
3º ano, cursando Física 5 com duração de um semestre letivo. A metodologia incluiu o desenvolvimento através de um
ambiente virtual de aprendizagem que incorpora desafios, recompensas e elementos narrativos, utilizando tecnologias
interativas. Se tratando de gamificação, foi baseado em promover uma atividade com níveis diferentes de dificuldade,
tutoriais com auxílio da plataforma YouTube e com progresso no decorrer do jogo. Implementou-se uma atividade
utilizando o Google Forms relacionada à física, especificamente eletromagnetismo. Os alunos tiveram a oportunidade
de resolver problemas, visualizar uma situação real através de vídeo e descobrir o nível de conhecimento no devido
conteúdo, incentivando a participação ativa e a resolução de desafios. Observamos que a gamificação promoveu uma
maior motivação intrínseca, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pela física. Além disso, também
cumpriu-se a expectativa que a abordagem lúdica e interativa pudesse facilitar a compreensão dos conceitos novos em
decorrência do conteúdo novo, que trariam dificuldades, fornecendo uma experiência de aprendizagem mais envolvente
e significativa. Os resultados do projeto foram avaliados por meio de observação direta, questionários e testes de
desempenho, comparando o progresso dos alunos antes e depois da implementação da gamificação. Com os maiores 5
pontuadores sendo premiados a turma apresentou pontuação de 100% na primeira fase do jogo, 100% na segunda fase e
98% na terceira fase. Como previsto, foram boas pontuações, pois foi aplicado após contextualização do conteúdo. Esse
projeto demonstrou o potencial de fornecer insights valiosos sobre a eficácia da gamificação no ensino da física,
contribuindo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais envolventes e tornando o aluno capaz de lidar
com desafios.
uma abordagem inovadora para o ensino da física. Nosso objetivo principal é aumentar o engajamento dos alunos e
melhorar a compreensão dos conceitos físicos por meio do uso de elementos de jogos. Foi realizado no IFSertãoPE,
envolvendo alunos do ensino médio integrado, nos cursos de Informática, Química e Edificações, sendo três turmas do
3º ano, cursando Física 5 com duração de um semestre letivo. A metodologia incluiu o desenvolvimento através de um
ambiente virtual de aprendizagem que incorpora desafios, recompensas e elementos narrativos, utilizando tecnologias
interativas. Se tratando de gamificação, foi baseado em promover uma atividade com níveis diferentes de dificuldade,
tutoriais com auxílio da plataforma YouTube e com progresso no decorrer do jogo. Implementou-se uma atividade
utilizando o Google Forms relacionada à física, especificamente eletromagnetismo. Os alunos tiveram a oportunidade
de resolver problemas, visualizar uma situação real através de vídeo e descobrir o nível de conhecimento no devido
conteúdo, incentivando a participação ativa e a resolução de desafios. Observamos que a gamificação promoveu uma
maior motivação intrínseca, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pela física. Além disso, também
cumpriu-se a expectativa que a abordagem lúdica e interativa pudesse facilitar a compreensão dos conceitos novos em
decorrência do conteúdo novo, que trariam dificuldades, fornecendo uma experiência de aprendizagem mais envolvente
e significativa. Os resultados do projeto foram avaliados por meio de observação direta, questionários e testes de
desempenho, comparando o progresso dos alunos antes e depois da implementação da gamificação. Com os maiores 5
pontuadores sendo premiados a turma apresentou pontuação de 100% na primeira fase do jogo, 100% na segunda fase e
98% na terceira fase. Como previsto, foram boas pontuações, pois foi aplicado após contextualização do conteúdo. Esse
projeto demonstrou o potencial de fornecer insights valiosos sobre a eficácia da gamificação no ensino da física,
contribuindo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais envolventes e tornando o aluno capaz de lidar
com desafios.
Palavras-chave
Gamificação; Plataformas virtuais; Ensino de física.
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