Física e Gamificação: Uso de plataformas virtuais para o ensino da Física com ênfase na eletrostática

Joel Moreira de Souza Júnior, Cícero Thiago Gomes Dos Santos, Newton Pionório Nogueira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


O presente projeto por meio do Programa Residência Pedagógica propôs explorar a aplicação da gamificação como
uma abordagem inovadora para o ensino da física. Nosso objetivo principal é aumentar o engajamento dos alunos e
melhorar a compreensão dos conceitos físicos por meio do uso de elementos de jogos. Foi realizado no IFSertãoPE,
envolvendo alunos do ensino médio integrado, nos cursos de Informática, Química e Edificações, sendo três turmas do
3º ano, cursando Física 5 com duração de um semestre letivo. A metodologia incluiu o desenvolvimento através de um
ambiente virtual de aprendizagem que incorpora desafios, recompensas e elementos narrativos, utilizando tecnologias
interativas. Se tratando de gamificação, foi baseado em promover uma atividade com níveis diferentes de dificuldade,
tutoriais com auxílio da plataforma YouTube e com progresso no decorrer do jogo. Implementou-se uma atividade
utilizando o Google Forms relacionada à física, especificamente eletromagnetismo. Os alunos tiveram a oportunidade
de resolver problemas, visualizar uma situação real através de vídeo e descobrir o nível de conhecimento no devido
conteúdo, incentivando a participação ativa e a resolução de desafios. Observamos que a gamificação promoveu uma
maior motivação intrínseca, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pela física. Além disso, também
cumpriu-se a expectativa que a abordagem lúdica e interativa pudesse facilitar a compreensão dos conceitos novos em
decorrência do conteúdo novo, que trariam dificuldades, fornecendo uma experiência de aprendizagem mais envolvente
e significativa. Os resultados do projeto foram avaliados por meio de observação direta, questionários e testes de
desempenho, comparando o progresso dos alunos antes e depois da implementação da gamificação. Com os maiores 5
pontuadores sendo premiados a turma apresentou pontuação de 100% na primeira fase do jogo, 100% na segunda fase e
98% na terceira fase. Como previsto, foram boas pontuações, pois foi aplicado após contextualização do conteúdo. Esse
projeto demonstrou o potencial de fornecer insights valiosos sobre a eficácia da gamificação no ensino da física,
contribuindo para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais envolventes e tornando o aluno capaz de lidar
com desafios.

Palavras-chave


Gamificação; Plataformas virtuais; Ensino de física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Joel Moreira de Souza Júnior, Cícero Thiago Gomes Dos Santos, Newton Pionório Nogueira, Delza Cristina Guedes Amorim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.