Implementação de propostas de ensino de Física Moderna no Ensino Médio
Resumo
A Física Clássica não permite explicar alguns fenômenos na escala atômica sem apresentar contradições, fazendo
necessária a Física Moderna. Embora tenham propostas de ensino, boa parte está no campo da proposição. Assim,
buscou-se verificar a viabilidade de utilização de experimentos de Física Moderna propostos na literatura e a
potencialidade na aprendizagem utilizando a metodologia de Previsão, Observação e Explicação (POE). Utilizou-se
dois experimentos reais (radiação térmica e efeito fotoelétrico) e dois virtuais (efeito fotoelétrico e átomo de Bohr).
Questionários foram respondidos em grupo durante a previsão e explicação. Na previsão do experimento de radiação
térmica verificou-se que 22,9% das proposições foram satisfatórias, 68,8% parcialmente satisfatórias e 8,3%
insatisfatórias. Na explicação, 65,6% das respostas foram satisfatórias, 28,1% parcialmente satisfatórias e 6,3%
insatisfatórias. Percebeu-se uma mudança significativa na explicação ao realizarem o experimento real, pois na previsão
boa parte considerou corpos ideias. Na previsão sobre o efeito fotoelétrico, 75% dos grupos elaboraram hipóteses
corretas, contudo apenas um mencionou que elétrons seriam "arrancados" do material metálico. Na explicação, 68,7%
foram satisfatórias, 21,8% parcialmente satisfatórias e 9,3% insatisfatórias. Evidencia-se que todos os grupos relataram
que teria uma frequência mínima para acontecer a ionização. Já na previsão sobre o átomo de Bohr, 40% foram
satisfatórias, 50% parcialmente satisfatórias e 10% insatisfatórias. Na explicação, 59,6% foram satisfatórias, 24,6%
parcialmente satisfatórias e 15,8% insatisfatórias. Com relação à metodologia POE, 71,4% avaliou como satisfatório,
21,4% muito satisfatório e 7,1¨% parcialmente satisfatório. Conclui-se, portanto, que a utilização desses experimentos
no ensino de Física evidenciou-se potencialmente relevantes para a aprendizagem a partir do aprimoramento das
explicações dos estudantes. Por meio da abordagem experimental puderam analisar de uma perspectiva menos
conteudista.
necessária a Física Moderna. Embora tenham propostas de ensino, boa parte está no campo da proposição. Assim,
buscou-se verificar a viabilidade de utilização de experimentos de Física Moderna propostos na literatura e a
potencialidade na aprendizagem utilizando a metodologia de Previsão, Observação e Explicação (POE). Utilizou-se
dois experimentos reais (radiação térmica e efeito fotoelétrico) e dois virtuais (efeito fotoelétrico e átomo de Bohr).
Questionários foram respondidos em grupo durante a previsão e explicação. Na previsão do experimento de radiação
térmica verificou-se que 22,9% das proposições foram satisfatórias, 68,8% parcialmente satisfatórias e 8,3%
insatisfatórias. Na explicação, 65,6% das respostas foram satisfatórias, 28,1% parcialmente satisfatórias e 6,3%
insatisfatórias. Percebeu-se uma mudança significativa na explicação ao realizarem o experimento real, pois na previsão
boa parte considerou corpos ideias. Na previsão sobre o efeito fotoelétrico, 75% dos grupos elaboraram hipóteses
corretas, contudo apenas um mencionou que elétrons seriam "arrancados" do material metálico. Na explicação, 68,7%
foram satisfatórias, 21,8% parcialmente satisfatórias e 9,3% insatisfatórias. Evidencia-se que todos os grupos relataram
que teria uma frequência mínima para acontecer a ionização. Já na previsão sobre o átomo de Bohr, 40% foram
satisfatórias, 50% parcialmente satisfatórias e 10% insatisfatórias. Na explicação, 59,6% foram satisfatórias, 24,6%
parcialmente satisfatórias e 15,8% insatisfatórias. Com relação à metodologia POE, 71,4% avaliou como satisfatório,
21,4% muito satisfatório e 7,1¨% parcialmente satisfatório. Conclui-se, portanto, que a utilização desses experimentos
no ensino de Física evidenciou-se potencialmente relevantes para a aprendizagem a partir do aprimoramento das
explicações dos estudantes. Por meio da abordagem experimental puderam analisar de uma perspectiva menos
conteudista.
Palavras-chave
Física Moderna; Experimentos; POE.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Raul Gomes Antunes, Newton Pionorio Nogueira, Cícero Thiago Gomes Dos Santos, Delza Cristina Guedes Amorim
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.