Implementação de propostas de ensino de Física Moderna no Ensino Médio
Resumo
A Física Clássica não permite explicar alguns fenômenos na escala atômica sem apresentar contradições, fazendo
necessária a Física Moderna. Embora tenham propostas de ensino, boa parte está no campo da proposição. Assim,
buscou-se verificar a viabilidade de utilização de experimentos de Física Moderna propostos na literatura e a
potencialidade na aprendizagem utilizando a metodologia de Previsão, Observação e Explicação (POE). Utilizou-se
dois experimentos reais (radiação térmica e efeito fotoelétrico) e dois virtuais (efeito fotoelétrico e átomo de Bohr).
Questionários foram respondidos em grupo durante a previsão e explicação. Na previsão do experimento de radiação
térmica verificou-se que 22,9% das proposições foram satisfatórias, 68,8% parcialmente satisfatórias e 8,3%
insatisfatórias. Na explicação, 65,6% das respostas foram satisfatórias, 28,1% parcialmente satisfatórias e 6,3%
insatisfatórias. Percebeu-se uma mudança significativa na explicação ao realizarem o experimento real, pois na previsão
boa parte considerou corpos ideias. Na previsão sobre o efeito fotoelétrico, 75% dos grupos elaboraram hipóteses
corretas, contudo apenas um mencionou que elétrons seriam "arrancados" do material metálico. Na explicação, 68,7%
foram satisfatórias, 21,8% parcialmente satisfatórias e 9,3% insatisfatórias. Evidencia-se que todos os grupos relataram
que teria uma frequência mínima para acontecer a ionização. Já na previsão sobre o átomo de Bohr, 40% foram
satisfatórias, 50% parcialmente satisfatórias e 10% insatisfatórias. Na explicação, 59,6% foram satisfatórias, 24,6%
parcialmente satisfatórias e 15,8% insatisfatórias. Com relação à metodologia POE, 71,4% avaliou como satisfatório,
21,4% muito satisfatório e 7,1¨% parcialmente satisfatório. Conclui-se, portanto, que a utilização desses experimentos
no ensino de Física evidenciou-se potencialmente relevantes para a aprendizagem a partir do aprimoramento das
explicações dos estudantes. Por meio da abordagem experimental puderam analisar de uma perspectiva menos
conteudista.
necessária a Física Moderna. Embora tenham propostas de ensino, boa parte está no campo da proposição. Assim,
buscou-se verificar a viabilidade de utilização de experimentos de Física Moderna propostos na literatura e a
potencialidade na aprendizagem utilizando a metodologia de Previsão, Observação e Explicação (POE). Utilizou-se
dois experimentos reais (radiação térmica e efeito fotoelétrico) e dois virtuais (efeito fotoelétrico e átomo de Bohr).
Questionários foram respondidos em grupo durante a previsão e explicação. Na previsão do experimento de radiação
térmica verificou-se que 22,9% das proposições foram satisfatórias, 68,8% parcialmente satisfatórias e 8,3%
insatisfatórias. Na explicação, 65,6% das respostas foram satisfatórias, 28,1% parcialmente satisfatórias e 6,3%
insatisfatórias. Percebeu-se uma mudança significativa na explicação ao realizarem o experimento real, pois na previsão
boa parte considerou corpos ideias. Na previsão sobre o efeito fotoelétrico, 75% dos grupos elaboraram hipóteses
corretas, contudo apenas um mencionou que elétrons seriam "arrancados" do material metálico. Na explicação, 68,7%
foram satisfatórias, 21,8% parcialmente satisfatórias e 9,3% insatisfatórias. Evidencia-se que todos os grupos relataram
que teria uma frequência mínima para acontecer a ionização. Já na previsão sobre o átomo de Bohr, 40% foram
satisfatórias, 50% parcialmente satisfatórias e 10% insatisfatórias. Na explicação, 59,6% foram satisfatórias, 24,6%
parcialmente satisfatórias e 15,8% insatisfatórias. Com relação à metodologia POE, 71,4% avaliou como satisfatório,
21,4% muito satisfatório e 7,1¨% parcialmente satisfatório. Conclui-se, portanto, que a utilização desses experimentos
no ensino de Física evidenciou-se potencialmente relevantes para a aprendizagem a partir do aprimoramento das
explicações dos estudantes. Por meio da abordagem experimental puderam analisar de uma perspectiva menos
conteudista.
Palavras-chave
Física Moderna; Experimentos; POE.
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