Integração interdisciplinar entre Computação e Química por meio do software ChemSketch

Jeferson Galdino da Silva Costa, Goncharles de Britto Menezes, Otavio Gomes Oliveira, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira, Pedro Leocadio dos Santos Almeida

Resumo


Este relato de experiência descreve uma ação interdisciplinar entre as áreas de Computação e Química, executada no
âmbito do Programa Residência Pedagógica do IFSertãoPE. No decorrer do planejamento entre os residentes e
preceptor, foi explorada as possibilidades de integração entre essas duas áreas do conhecimento, utilizando o software
ChemSketch como ferramenta principal, tendo como objetivo promover a compreensão de conceitos químicos
fundamentais por meio da utilização do ChemSketch. Para tanto, foram realizadas atividades com alunos do terceiro
ano do ensino médio, da Escola Evanira de Souza Dias, na cidade de Petrolina – PE. A metodologia adotada consistiu
em aulas práticas no laboratório de informática, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender a utilizar o
ChemSketch para representar estruturas químicas e realizar cálculos de massa molecular e composição. O uso do
software possibilitou a criação de estruturas químicas, visualização de modelos moleculares em três dimensões e
cálculos de propriedades, o que contribuiu para a compreensão dos alunos sobre a estrutura dos compostos químicos.
Além disso, foram propostos desafios e atividades que estimularam a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes.
Os resultados obtidos demonstraram que a integração entre Computação e Química por meio do software ChemSketch
proporcionou uma aprendizagem significativa aos alunos, além de desenvolverem habilidades computacionais úteis
para a formação acadêmica e profissional. Como conclusão, destaca-se que a utilização do ChemSketch como
ferramenta no ensino de Química promoveu a interdisciplinaridade entre os campos da Computação e Química,
permitindo aos alunos uma compreensão mais ampla e integrada dos conceitos químicos. Recomenda-se a continuidade
e expansão de projetos semelhantes, que exploram a utilização de softwares computacionais como recursos
pedagógicos, visando o aprimoramento do ensino e da aprendizagem em ambas as disciplinas.

Palavras-chave


Computação, Interdisciplinaridade; Ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Jeferson Galdino da Silva Costa, Goncharles de Britto Menezes, Otavio Gomes Oliveira, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira, Pedro Leocadio dos Santos Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.