Oficinas temáticas de astronomia e astronáutica no sertão central Pernambucano: contribuições para a OBA e MOBFOG

Emilly emanuely Vieira Ferreira, Eriverton da Silva Rodrigues, Wellington Dos Santos Souza, Samuel dos Santos Feitosa, Marcelo Souza da Silva

Resumo


O conhecimento e a inserção de alunos no meio científico são assuntos que devem serem tratados de maneira atraente
nas séries do ensino médio. Esse tem sido um tema bastante discutido nos encontros do PIBID. Nesse sentido, este
trabalho apresenta o planejamento de atividades realizadas em oficinas temáticas, e o início dessas mesmas em ações no
Instituto Federal Campus Salgueiro. Recentemente, os estudantes realizaram a prova da olimpíada Brasileira de
astronomia, uma prova nacional, na qual a instituição que se inscrever estará propondo estudantes a concorrerem a
bolsas de iniciação científica, certificados, medalhas, troféus e viagens. Inicialmente ocorreram o planejamento,
elaboração e realização de aulas sobre temas de astronomia e astronáutica, ministradas no ambiente virtual e em salas
de aulas na instituição. Outras estão planejadas para o próximo semestre, como é o caso do uso do software stellarium
como recurso didático para uma melhor visualização dos fenômenos astronômicos e corpos celestes. Algumas
observações astronômicas serão realizadas pela bolsista do PIBID utilizando um Telescópio Cosmos e as imagens
obtidas serão disponibilizadas nas salas criadas para as turmas no Google Classroom, para posterior discussão. Nessas
salas virtuais também serão inseridos todos os materiais relacionados às atividades desenvolvidas nas oficinas
temáticas. Outra atividade prevista é a construção de foguetes de garrafa pet, através de uma oficina temática com a
orientação do regulamento da MOBFOG, essa atividade de desenvolver foguetes será dividida em equipes de três
pessoas, levando assim o aluno a trabalhar com a diversidade de conhecimento dentro sala de aula. É importante
destacar nas atividades deste trabalho o planejamento didático e o trabalho coletivo no processo de ensino
aprendizagem, desmistificando a rotina das aulas cotidianas. Espera-se ao final do trabalho motivar os alunos na busca
pelo conhecimento a partir do desenvolvimento das oficinas temáticas. Éimportante destacar que a continuidade dessas
atividades irá melhorar o ensino-aprendizagem dos estudantes, como também sua dinâmica de estudos e relação com o
Universo.


Palavras-chave


Olimpíada, stellarium, astronomia, PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Emilly emanuely Vieira Ferreira, Eriverton da Silva Rodrigues, Wellington Dos Santos Souza, Samuel dos Santos Feitosa, Marcelo Souza da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.