O processo respiratório como tema de projeto sobre o estudo dos gases

Jorge Lucas Soares Viana, Eduardo Antonio de Lima, Newton Pionório Nogueira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


Um dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química é o estudo dos gases, que por conter diversas aplicações
cotidianas, tem um alto potencial para ser trabalhado de forma interdisciplinar. Processos gasosos estão presentes em
diversas atividades do cotidiano e, em especial, o processo respiratório, essencial aos seres humanos, sendo assim um
tema extremamente relevante para a contextualização. Nesse sentido, o projeto se propôs através do uso de aulas
expositivas dialogadas, juntamente com experimentação, com aulas práticas laboratoriais, e uso de aplicativo de
simulação, conduzir uma aprendizagem mais significativa tanto no que diz respeito ao aspecto macro, quanto ao
aspecto microscópico do estudo. O mesmo foi desenvolvido no Campus Floresta, através do Programa de Residência
Pedagógica (RP), em uma turma de 2º ano composta por 26 alunos. O primeiro passo, após a apresentação de fatos
cotidianos sobre os gases, consistiu em trazer aulas dialogadas com os conceitos de pressão, volume, temperatura,
unidades de medidas e as leis gasosas. Na sequência, para promover uma aprendizagem prática, os alunos foram
conduzidos a experimentação no laboratório. Foram executadas experiências demonstrando os conceitos estudados,
onde foi possível verificar a influência de cada variável. Somados a esses momentos, com o uso da simulação, através
da plataforma PhET simulations, foi possível discutir, dentre outros aspectos, os microscópicos. Por fim, um
questionário com 5 questões discursivas foi aplicado com o objetivo de avaliar como se deu o processo de ensino-
aprendizagem. As questões discursivas permitiram saber quais as principais dificuldades de aprendizado enfrentadas, e
entre elas, ficou claro que o raciocínio matemático tem lugar de destaque. No entanto, mesmo levando em consideração
esse fato, os momentos pedagógicos vivenciados puderam contribuir significativamente, pois apenas 5% da turma
alcançou 60% de acerto. O sucesso da proposta pedagógica foi percebido, pois a maior parte da turma, 18 alunos,
acertaram entre 80% e 100% das questões, mostrando que a proposta trouxe contribuições muito positivas no processo
de ensino-aprendizagem. Portanto, é possível afirmar que a aplicação do projeto proporcionou significativa
contribuição no processo pedagógico de forma a melhorar o pensamento crítico-reflexivo sobre o estudo dos gases.

Palavras-chave


Ensino de química; Pedagogia de projetos; Estudo dos gases; Interdisciplinaridade.

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