Química, transformando vida: reciclagem e solidariedade menstrual

Thayane Bastos de Oliveira, Valquiris Iraildes de Souza Diniz, Marfran Claudino Domingos dos Santos

Resumo


A abordagem do tema reciclagem nas escolas é de extrema importância na formação da concepção socioambiental dos
alunos. Além disso, utilizar materiais recicláveis para a produção e confecção de produtos é uma alternativa valiosa
para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente em ambientes que não possuem tantos recursos didáticos. Uma
das abordagens que pode ser trabalhada é a educação maker, onde o aluno aprende fazendo, colocando a “mão na
massa”. Diante dessa realidade, o presente trabalho desenvolvido pelo Subprojeto de Química do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) do IFSertãoPE, Campus Floresta, buscou explorar a
temática da reciclagem e solidariedade menstrual como forma de sensibilização acerca dos temas nos aspectos
ambiental e social para o ensino de química, Nesse sentido, o estudo foi desenvolvido, de forma presencial, com 31
alunos do 1o ano do curso técnico integrado de Informática IFSertãoPE, campus Floresta a atividade foi organizada em
três momentos: 1) Aula dialogada sobre o tema reciclagem e sustentabilidade; 2) construção dos porta-absorventes
feitos com materiais reciclados pelos próprios alunos; 3) Instalação dos porta-absorventes nos banheiros do campus
Floresta e escolas da cidade e 4) feedback dos alunos sobre a metodologia adotada e a relevância do tema. A princípio,
o engajamento dos discentes na primeira abordagem do tema foi de grande relevância, pois os mesmos participaram de
forma ativa, onde foi possível perceber um comprometimento com o que estava sendo trabalhado e proposto em sala de
aula. Ao analisar o feedback dos discentes, foi possível observar que os mesmos apontaram que o tema abordado é de
grande importância e engloba assuntos significativos. Por fim, evidenciou-se, portanto, o potencial da atividade prática
da construção dos porta-absorventes com materiais reciclados para estimular a criatividade, a aplicação dos conceitos
aprendidos e a reflexão sobre soluções sustentáveis.


Palavras-chave


Ensino de química; Reciclagem; Solidariedade menstrual; Conscientização ambiental..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Thayane Bastos de Oliveira, Valquiris Iraildes de Souza Diniz, Marfran Claudino Domingos dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.