Uma proposta de amálgama pedagógica no ensino de Física

Antonio José Da Silva, Eriverton Da Silva Rodrigues, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Wellington Dos Santos Souza, Samuel Dos Santos Feitosa

Resumo


É um desafio para o professor de Física do Ensino Médio planejar e executar aulas práticas como estratégia para o
ensino de Física, porém este tipo de atividade tem potencial de despertar interesse, dúvidas relativas ao assunto
abordado e fixar conteúdos estudados. Nesse sentido, este projeto pretende planejar, elaborar, montar, executar, mostrar
e gravar atividades experimentais relacionadas à fenômenos físicos. É bem comum reclamações de dificuldade ou
desinteresse em física por parte de alunos do ensino médio. Com este trabalho busca-se amenizar esses dois problemas
e disponibilizar material em vídeos gravados de experimentos feitos. Diante dessas questões, inicialmente foi feito um
estudo da ementa das disciplinas de física das grades de ensino médio integrados do Campus Salgueiro do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Segundamente ocorreu o planejamento de alguns
experimentos de Física, os quais poderão num terceiro momento feitos e mostrados aos alunos ou gravados e postados
no Youtube para usos futuros. A produção de experimentos vem sendo planejada e utilizará de equipamentos do
Instituto Federal ou providenciados pelo orientando. A disponibilização dos experimentos e gravações dos
experimentos permite que o professor possa trabalhar conceitos e fenômenos relacionados aos assuntos trabalhados em
sala de aula de maneira que lhe parecer útil. Vale ressaltar que algumas etapas do trabalho ainda estão em
desenvolvimento, como o planejamento e fabricação de experimentos que levem em consideração as ementas
disciplinares das disciplinas de física e a conversa com professores para colaboração mútua. É intuito deste trabalho a
realização de experimentos como forma de demonstração da teoria apresentada em sala de aula, a complementando,
enfatizando e demonstrando suas aplicações práticas no contexto do ensino de física no ensino médio integrado do
Campus Salgueiro.


Palavras-chave


Ensino; Experimentos. Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Antonio José Da Silva, Eriverton Da Silva Rodrigues, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Wellington Dos Santos Souza, Samuel Dos Santos Feitosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.