Utilizando o Phyphox para se obter dados para o cálculo do trabalho e potência de um motor caseiro.

Kleyton Alencar Ribeiro, Eriverton da Silva Rodrigues, Samuel Dos Santos Feitosa, Wellington Dos Santos Souza, Mário Anderson Lima de Oliveira

Resumo


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem realizado ações por meio do curso de
Licenciatura em Física do IF Sertão-PE, campus Salgueiro. Dentre as atividades inerentes ao programa constam visitas
a algumas escolas do município. Uma delas foi a escola Erem Carlos Pena Filho. Em diálogos com a gestão e
professores de Física da instituição sobre a realidade da escola, foi colocado a dificuldade de realizar as atividades
experimentais, mesmo existindo o espaço do laboratório e a previsão dessas aulas no horário escolar. No entanto, os
trabalhos não têm sido desenvolvidos de forma efetiva pelos professores devido fatores como, poucas opções de
equipamentos, falta de manutenção em instrumentos, dificuldades na formação e treinamento para buscar alternativas
para planejar e construir atividades experimentais. Então, diante da problemática, surgiu a ideia de aproveitar a
construção de um projeto que vinha sendo desenvolvido na disciplina de Oficina de Física I. O experimento é
constituído de um motor caseiro que se move com a força do vento. Por meio do software phyphox, utilizando o
magnetômetro (sensor que mede o campo magnético) é possível obter o tempo de cada volta do disco do motor, pois na
extremidade contém um pequeno imã. Coletando outras grandezas, como a massa do sistema e o raio do disco, e
utilizando algumas equações provenientes do MCU, é possível calcular o trabalho e a potência do motor. Dessa
maneira, esse experimento servirá como um acervo experimental para o laboratório de física da instituição, com a
finalidade de que os professores de física possam trabalhar com foco nos alunos do 1o ano do ensino médio. Em
conclusão, o experimento permite a obtenção e o estudo do trabalho e potência. As etapas seguintes deste trabalho
visam produzir um roteiro e o planejamento de uma sequência didática para que as atividades experimentais sejam
realizadas em algumas turmas do primeiro ano da escola EREM Carlos Pena Filho. Esse processo passa pelo
planejamento e formação do professor da instituição, junto com os bolsistas do PIBID.


Palavras-chave


Trabalho; Potência; Motor caseiro; Ensino de física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Kleyton Alencar Ribeiro, Eriverton da Silva Rodrigues, Samuel Dos Santos Feitosa, Wellington Dos Santos Souza, Mário Anderson Lima de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.