VIVÊNCIA DE ATIVIDADES DE LÚDICAS DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA POR MEIO DO SUBPROJETO PIBID DO IFSERTÃOPE
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência da vivência de algumas atividades lúdicas numa turma de segundo ano
do curso do Instituto Federal Campus Santa Maria da Boa Vista por meio do PIBID (subprojeto de matemática).
Durante esse período foram desenvolvidas atividades de matemática com uso utilizando metodologias ativas. Durante
essa vivência, participamos ativamente das atividades em sala de aula, realizando planejamentos e executando
atividades pedagógicas, sempre com a supervisão do professor da turma. Durante esse período foram vivenciados
muitos desafios e conquistas. A gincana da matemática realizada com todos os estudantes foi uma das atividades
desafiadoras realizadas. Através dela percebemos que a mesma é uma ferramenta lúdica e interativa para promover o
aprendizado dos conceitos matemáticos, despertando o interesse e o engajamento dos alunos de forma prazerosa. Além
disso, foi realizada também uma trilha pedagógica na sala de aula, essa atividade envolvida o uso de um jogo de trilha
para revisar o conteúdo progressão aritmética. Com essa trilha pedagógica, verificou-se que os estudantes estavam
participativos e envolvidos no decorre da realização da atividade, mostrando conhecimento sobre o assunto e
habilidades para resolver os problemas que foram abordados durante a realização do jogo. É importante relatar que a
vivência das atividades por meio do PIBID, tem possibilitado a nós bolsistas a consolidação de conhecimentos teóricos,
aliados ao desenvolvimento de habilidades práticas essenciais à docência. Além disso, a proximidade com os alunos do
ensino médio me proporcionou uma compreensão mais profunda de algumas especificidades possibilitando uma
adequação de práticas pedagógicas para atender às demandas e características da turma dos estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Laura Ramille Sales Macêdo, Deivd Andrade Porto, Aciene Alves da Silva Souza, Marcones de Oliveira da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.