É possível medir com o Smartphone a altura que a bolinha foi solta?

Anderson Tavares Vieira, Thiago Alves De Sa Muniz Sampaio, Jussura Adolfo Moreira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


As dificuldades no ensino de física nas salas de aulas têm se tornado significativo e um pouco precário quando se trata
no ensino através de experimentos. Muitas das instituições sequer têm laboratórios e na maioria das vezes não contam
com equipamentos que permitam o desenvolvimento do aluno, tão pouco ajuda na aula do professor. Tendo isso como
um entrave no ensino direcionado ao laboratório, o objetivo desse projeto foi criar um laboratório móvel
interdisciplinar, através do uso de um aplicativo gratuito e disponível para android e IOS. O uso de Smartphone permite
superar barreiras que a falta de laboratório cria e assim, de maneira didática e de forma menos estressante, poder vencer
essas barreiras. A equipe decidiu usar o aplicativo phyphox como ferramenta didática para o ensino de cinemática na
turma do 1° ano de edificações do IFSertãoPE Campus Salgueiro. Para um desenvolvimento sadio das atividades foi
feita uma auto sondagem de como a turma costumava desenvolver as atividades propostas pelo professor preceptor do
estágio. Com base no comportamento da turma, decidiu-se usar a metodologia de sala de aula invertida, quando o aluno
é o próprio construtor de seu conhecimento, sendo o residente apenas mediador para que tudo ocorra como esperado.
Várias atividades foram realizadas para aplicar o uso do aplicativo na aula de lançamento vertical. Inicialmente foi
realizada a formação sobre o software com as principais características, com posterior prática de análise de uma bolinha
caindo de uma determinada altura, através do som captado pelo phyphox, foi descoberta a altura em que a bolinha tinha
sido solta até ela parar . Por fim foi possível realizar os cálculos de forma satisfatória, com isso foi ressaltado a
importância dos smartphones na integração nas aulas de física, preenchendo as lacunas que a falta de laboratórios
deixam, fazendo com que as aulas fossem mais interessantes e trazendo aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Phyphox; Ensino de Física; Cinemática; Metodologia ativa.

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