Experimentação como estratégia metodológica no ensino de química: um relato de experiência
Resumo
A procura por novas estratégias de ensino que sejam acessíveis, contemporâneas e de baixo custo é
sempre um desafio para o professor. Nesse sentido, o uso da experimentação surge como uma
alternativa, pois motiva e desperta a atenção do aluno, auxilia na tomada de decisões, além de facilitar a
compreensão de conceitos científicos, e estimular a curiosidade. O trabalho propõe o uso de um
experimento sobre luminescência que foi elaborado de forma manual, utilizando materiais de baixo
custo e aplicado em uma turma de 40 alunos, do 1° Ano do Novo Ensino Médio, da Escola EREM
Professora Evanira de Souza Dias, em Petrolina-PE. No experimento, foi utilizado uma caixa de papelão,
luz negra adaptada (lâmpada envolta de fita durex pintada de azul) e objetos que brilham através da luz
negra. O fenômeno da fluorescência foi trabalhado através da emissão de luz ultravioleta (UV), sendo o
conceito de energia quantizada revisado. Foi notório que a utilização do mesmo pôde proporcionar uma
visão mais científica dos processos químicos, aproximando o aluno do seu cotidiano. Dessa forma, a
aplicação de tal prática pedagógica é de fundamental importância para relação da teoria com a prática,
bem como no desenvolvimento do caráter investigativo que estimulam a resolução de problemas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Ágda Freire Queiroz Braz, Juciele de Araujo, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.