Trabalhando a condutividade elétrica em sala de aula utilizando substâncias e soluções aquosas

Gabriela Gislaine Rodrigues de Araújo, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Jussara Adolfo Moreira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa auxiliar na formação profissional docente, inserindo o residente na escola-campo a fim de contribuir positivamente coma formação do licenciando. O ensino tradicional é comum à maioria dos ambientes escolares, e a proposta do PRP está relacionada a aplicação de metodologias ativas de ensino nas turmas acompanhadas pelos residentes. Como objetivo do projeto, foi definido a aplicação de metodologias ativas havendo interdisciplinaridade entre química e física. Dentre as atividades desenvolvidas no PRP, foi elaborada uma experimentação envolvendo substâncias químicas e soluções aquosas, objetivando trabalhar a condutividade e resistência de determinados materiais. A atividade foi realizada no laboratório de Física e consistiu em um circuito simples formado por fios, uma bateria de 9 volts, uma placa de ensaio (protoboard), um diodo emissor de luz (LED) e um resistor, um dos terminais que fecha o circuito foi deixado aberto de forma que pudesse entrar em contato com as diferentes substâncias dispostas na bancada, essas foram: palitos de madeira; sal; bicarbonato de sódio; açúcar; grafite; água destilada; água da pia; vinagre e creme dental. O objetivo é de o LED acender de acordo com a condutividade dos materiais, uns mais do que outros. Durante a experimentação foram trabalhados os conceitos de condução e resistência elétrica, nos quais os alunos já tinham base teórica, proporcionando um maior engajamento perante a experimentação, onde eles propuseram a mistura de diferentes substâncias, concluindo que mesmo uma determinada substância não condutora, ao associar a água ocorriam processos químicos de ionização fazendo com que a solução final se tornasse condutora. A atividade realizada proporcionou a interdisciplinaridade entre química e física abordando conceitos físicos presentes na eletricidade, atrelados as reações químicas. Houve a participação ativa dos alunos onde eles propuseram soluções de forma a observar a condutividade ou resistência elétrica dos produtos finais.


Palavras-chave


Condutividade; Experimento; Ensino de física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Gabriela Gislaine Rodrigues de Araújo, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Jussara Adolfo Moreira, Delza Cristina Guedes Amorim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.