Uso de ferramentas computacionais para favorecer a aprendizagem
Resumo
Esse Relato de Experiência descreve a ferramentas computacionais articulada com o Estudo Dirigido, em uma escola estadual de tempo integral por meio do Programa Residência Pedagógica do IFSertaoPE. As atividades foram desenvolvidas nas turmas do 1º ano A e D do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver habilidades no uso de ferramentas computacionais para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio de atividades. A primeira atividade consistiu na utilização de cartões flash, ferramenta que auxilia na memorização de conceitos, fornecendo uma forma interativa de revisão do conteúdo. Os alunos foram incentivados a criar seus próprios cartões flash, promovendo o protagonismo na construção do conhecimento. Outra atividade ocorreu no laboratório de informática, onde os alunos exploraram a elaboração de mapas gráficos como técnica de organização e visualização de informações. Através dessa atividade, eles podiam controlar a capacidade de síntese e conexão de ideias. Uma terceira atividade apresentou a ferramenta Photomath, um aplicativo de matemática que utiliza reconhecimento óptico de caracteres para resolver problemas matemáticos através da câmera do celular. Os alunos experimentaram a aplicação em diferentes problemas, o que estimulou o interesse pela matemática e a compreensão de conceitos mais complexos. Além disso, foi realizada uma atividade no WordPad, onde os alunos aprenderam a utilizar recursos básicos de edição de texto, formatação e salvamento de arquivos. para a produção e organização de documentos. Outro tópico específico foi sobre tipos de arquivos para outros formatos, promovendo a compreensão da importância da compatibilidade de arquivos em diferentes contextos e equipamentos. Por fim, foi realizada uma aula introdutória sobre Inteligência Artificial, proporcionando aos alunos uma visão geral sobre o tema e suas aplicações na sociedade atual. Ao longo do projeto, observou-se uma evolução significativo dos estudantes, demonstrando assim que o uso das ferramentas computacionais estimulou o desenvolvimento de habilidades digitais
Palavras-chave
Frramentas computacionais; Estudo dirigido; Aprendizagem
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 João Murillo Brito Taveira, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira, Pedro Leocadio dos Santos Almeida
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.