O TRATAMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2018

Natã Ericson de Sá Freire, Fernando de Souza Martins, Juciel de Araújo Lima

Resumo


O presente projeto objetivou investigar, a partir de uma análise qualitativo-interpretativa, como se organizam as práticas de produção textual em livros didáticos de português para o Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Nesse sentido, buscamos compreender que concepções de texto e produção textual subjazem a tais coleções, com o intuito de problematizar o grau de adequabilidade do material no que tange à formação do estudante de Ensino Médio inserido no contexto do Sertão pernambucano, imerso em determinadas práticas de letramentos. Para isso, encaramos o livro didático de português enquanto gênero do discurso (BUNZEN, 2005), que se organiza a partir de estruturas relativamente estáveis e recorrentes. Para pensar na noção de texto e de produção textual no âmbito escolar, adotamos a reflexão de Elias e Koch (2009), Koch (2011) e Marcuschi (2008), partindo da perspectiva sociointerativa da linguagem, e de Soares (2000) para pensar nas práticas de letramento e sua relação com a formação do cidadão crítico. A metodologia proposta é de caráter qualitativo e interpretativo. O corpus amplo foi composto por três coleções de livros didáticos de português aprovados pelo PNLD 2018, das quais foram selecionadas duas para compor corpus restrito de análise com vistas à concretização dos objetivos elencados. Os resultados da pesquisa apontam que, de modo geral, os livros analisados apresentam uma gama variada de proposições quanto à produção textual. De um lado, todas as obras analisadas tratam do fenômeno texto partindo de uma concepção interacional da linguagem; todavia, por outro, nem todas abordam a produção textual considerando elementos importantes dessa prática, como autoavaliação, uso em gêneros variados e, sobretudo, da organização textual em práticas orais.

Palavras-chave


Produção textual; livro didático; português

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Natã Ericson Sá Freire

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.