AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM DIAGNÓSTICO PARA O CRESCIMENTO DO IF SERTÃO – PE CAMPUS FLORESTA
Resumo
Nos últimos tempos, fica cada vez mais evidente a necessidade de avaliarmos o desempenho das escolas, para assumirmos como tarefa uma análise criteriosa dos motivos que expliquem os baixos rendimentos dos estudantes, o grau de satisfação da comunidade escolar, o índice de evasão e retenção e também para conseguirmos adotar medidas efetivas de mudança na organização da escola que levem a transformações. Dessa forma, o projeto teve como objetivo realizar a avaliação institucional no Campus Floresta – PE, com a participação de todos os seguimentos, respondendo a um questionário on-line, com um olhar atencioso e permanente da sua realidade, contemplando as esferas de ensino, pesquisa, extensão e gestão para oferecer mecanismos que fortalecessem a democracia e a participação de toda comunidade escolar. A realização da pesquisa de campo que foi descritiva com abordagem quantitativa/qualitativa remete para a elaboração e execução da Avaliação Institucional com os diversos segmentos no Campus Floresta. O público a que se destinou a pesquisa foi: servidores (docentes e técnicos administrativos), num percentual de 80% e os discentes 20% do Campus Floresta. Foram realizadas as seguintes atividades: pesquisa sobre Avaliação institucional e estudo; seleção de alguns questionários e estruturação para formatação e colocação no Google Docs para realização das coletas das informações; aplicação do questionário para o público destinado; colhimento dos resultados; os resultados foram tabulados. Com o diagnóstico dos pontos positivos e negativos, as pessoas responsáveis por cada eixo avaliado devem organizar ações que viabilizem o bom desempenho da Instituição e espera-se que com esta iniciativa o Campus Floresta adote uma prática sistemática de avaliação institucional, não ficando apenas a critério da CPA (Comissão Própria de Avaliação). As atividades foram realizadas com sucesso e cumpriram seus objetivos, possibilitando o crescimento do Instituto com a aplicação das soluções propostas.
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