“Terra dos voluntários da Pátria”: uma investigação sobre a cidade de Ouricuri durante a Guerra do Paraguai (1865-1870).

Aline Emanuelle De Biase Albuquerque, Pedro Henrique de Moura Ramalho

Resumo


Ouricuri é conhecida como a “Terra dos Voluntários da Pátria”. Essa frase que estampa o pórtico da cidade é o registro de um episódio de sua história. De 1864 a 1870, o Brasil esteve envolvido na chamada “Guerra do Paraguai”, conflito entre a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e o Paraguai. Como o Império brasileiro não possuía um exército organizado foi necessário recrutar voluntários para lutar no conflito. A partir do decreto imperial de 1865, 408 ouricurienses alistaram-se para formar o 7º Corpo de Voluntários da Pátria. Ao final da guerra, apenas cerca de 40 homens retornaram à região do Araripe quando foram homenageados pelo imperador Pedro II com uma bandeira bordada em ouro e cravejada de diamantes. Entretanto, apesar desse episódio estar marcado na frase que denomina a cidade, pouco se sabe acerca desses homens e do contexto social de Ouricuri durante o conflito. Nesse sentido, na tentativa de fazer um resgate dessa memória, este trabalho teve como objetivo a investigação do contexto social, econômico e político de Ouricuri e seus atores sociais no período de 1864 a 1870. Para isso, a pesquisa aconteceu em acervos on-line, como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, a fim de investigar os voluntários da Pátria e as referências à cidade de Ouricuri na imprensa nacional em meio a Guerra do Paraguai. No entanto, os resultados encontrados não foram satisfatórios e mostram a dificuldade da escrita dessa história e da comprovação das narrativas orais em fontes documentais.

 


Palavras-chave


Ouricuri; voluntários da Pátria; memória

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Aline Emanuelle De Biase Albuquerque

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.