NOTAS SOBRE O SOFRIMENTO: AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO SOBRE O SOFRIMENTO NOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFSERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA

Ana Lívia da Silva Souza Novaes, Robson Araújo de Arruda, Ana Patrícia Vargas Borges, Álvaro Botelho de Melo Nascimento

Resumo


Esse trabalhotem por objetivoexporuma análisedas construções de sentido sobre o sofrimento psíquico entre estudantes dos cursos médio-técnico de informática e agropecuária do IF SERTÃO-PE, campus Floresta. O trabalho se justifica pelo impacto ocasionado pelo sofrimento nas diversas esferas da vida, incluindo o contexto escolar. Em primeiro momento, foi feito um apanhado bibliográfico acerca dos assuntos juventude e sofrimento psíquico. Foi possível entender que o sofrimento é construído socialmente e que isto se deu na história, estando atrelado a narrativas dotadoras de significância, as quais formam recursos para a construção de sentidos intersubjetivos sobre o que é sofrimento e sobre as práticas lidadoras dos problemas relativos a ele. Ainda foi possível entender que a juventude é um fenômeno social e que atualmente vive uma realidade de mudanças constantes, marcadas por descontinuidades e incertezas, as quais tornam-na potencial protagonizadora de situações de sofrimento. Munidos dessas informações, iniciamos a execução da pesquisa, de caráter qualitativo, a qual foi composta por duas etapas: aplicação de entrevistas estruturadas com alunos selecionados e posterior análise dos dados. Ressaltamos ainda que o projeto esteve sob supervisão do comitê de ética do IF SERTÃO-PE, tendo sido aprovado por este. As entrevistas foram analisadas a partir da perspectiva metodológica da análise de conteúdo temática, permitindo a construçãode uma tabela dividia em eixos temáticos e categorias que sintetizaram as informações textuais coletadas. Pode-se constatar a relevância deste tema de estudo e a necessária atenção aos jovens. Pode-se perceber uma pluralidade de entendimentos sobre o sofrimento, embora maior preponderância do seu entendimento como transtorno mental. Além disso, se percebeu uma atribuição da juventude como um período de suscetibilidade ao sofrimento, tendo em vista ser o tempo de preparação para a vida. Ressalta-se ainda o ambiente escolar como um lugar de alegria e tristeza, cenário que promove experiências que podem levar ao sofrimento ou sua superação. Por fim, percebeu-se também que o sofrimento e seus sentidos ainda se ligam ao cotidiano e as relações sociais em sua origem, seus impactos e maneiras de ser enfrentamento.


Palavras-chave


sofrimento psíquico, juventude, bem-estar, escola, sociologia

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