MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA NO IF SERTÃO-PE: DESENVOLVENDO SOLUÇÕES INTELIGENTES E AUTOMATIZADAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA

Marcelo Anderson Batista dos Santos, Viviane Oliveira da Silva

Resumo


A demanda por energia elétrica em âmbito mundial tende a crescer em média 30% até 2040, considerando o aumento de consumo e a escassez de chuvas que leva ao acionamento de centrais termoelétricas, em consequência, temos o alto custo de energia elétrica e a emissão de grandes quantidades de CO2 na atmosfera.  Cresce então a procura por soluções de energia renováveis e a implementação da eficiência energética nos mais diversos setores da sociedade. A ideia de eficiência energética consiste em fazer mais ou até mesmo as mesmas atividades com um baixo consumo de energia, ou seja, utilizar de maneira mais eficiente e produtiva este recurso. Identificar e entender melhor o consumo de energia das edificações é de suma importância para possibilitar assim uma melhor gestão. O IF Sertão-PE Campus Salgueiro possui uma complexa rede elétrica e detectar pontos que mais consomem e demandam energia permite a possibilidade de redução do consumo. Como resultado, a economia realizada pode ser aplicada em outros setores do campus. Em parceria com a empresa CUBi, foi realizado a auditória energética de alguns setores do campus. A CUBi forneceu a base tecnológica para tornar possível o processo de monitoramento de energia elétrica. Graças aos dados coletados foi possível analisar de forma mais específica o consumo de energia de diferentes setores, ou seja, realizou-se uma auditoria energética no campus por meio dos serviços e produtos oferecidos pela CUBi. Em contrapartida o IF Sertão-PE validou o sistema da CUBi, identificou problemas, ajudou na solução e gerou relatórios para melhor utilização da solução desenvolvida pela CUBi. Por fim, o projeto está sendo finalizado com a geração de um manual de boas práticas de acordo com os dados coletados.  

 


Palavras-chave


Eficiência; energia; consumo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marcelo Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.