Trajetórias de partículas carregadas em um referencial não-inercial na presença de defeitos topológicos e submetidas a campo magnético.

Júlio Eloísio Brandão da Silva, Camila Torres Silva Vasconcelos

Resumo


O eletromagnetismo é uma área da física que consegue descrever diversos fenômenos que observamos em nosso cotidiano. O campo eletromagnético pode afetar diretamente o comportamento de uma partícula carregada que se movimenta em sua proximidade. Outro fator que pode também influenciar no comportamento clássico e quântico de partículas é a geometria. Um elemento relacionado a geometria e que tem sido bastante estudado em diversas áreas é o defeito topológico. As análises dessas condições podem ser feitas tanto em um referencial inercial quanto no não inercial. Nesse trabalho o estudo está sendo realizado num referencial girante, no qual será utilizado como ferramenta matemática para tal estudo as equações de Lagrange e de Hamilton. Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo teórico. Nesse estudo está sendo analisado o comportamento de uma partícula carregada, submetida a campo magnético, e de que maneira defeitos topológicos e a rotação podem afetar esse comportamento.

Palavras-chave


Eletromagnetismo; topologia; trajetória

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Júlio Eloísio Brandão da Silva, Camila Torres Silva Vasconcelos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.