APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS: UMA PESQUISA-AÇÃO

Diogo Conrado Nunes, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


O crescimento do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas (ECCF) e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos últimos anos trouxe a necessidade de elaboração e ampliação de pesquisas na área, visto que novos desafios foram apresentados nestas formas de ensinar. Observando esse panorama, o presente trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que teve por objetivo geral avaliar a aplicabilidade da aprendizagem baseada em problemas no ensino coletivo de cordas friccionadas. Os objetivos específicos foram: compreender as premissas da aprendizagem baseada em problemas e do ensino coletivo de cordas friccionadas; propor práticas coletivas baseadas na aprendizagem baseada em problemas em instituições que façam uso do ensino coletivo de cordas friccionadas; analisar as concepções dos alunos participantes do processo, quanto a metodologia ativa. Para alcançar esses objetivos foram realizados processos de coleta de dados, que foram compostos por: pesquisa bibliográfica acerca da ABP e ECCF; intervenção; entrevista de grupo, no formato de rodas de conversa. Quanto ao tratamento de dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Após a análise das informações coletadas, concluímos que a junção de ambas as metodologias ocorreu de forma harmoniosa, trazendo mais dinamicidade e eficácia ao estudo coletivo. A união da ABP com a ECCF resultou em uma combinação que, para alguns participantes, apresentou muitas semelhanças com a prática que já era utilizado. Concluímos também, que a falta de assiduidade, assim como o comprometimento, pode afetar desenvolvimento do grupo e da metodologia. Por fim, vimos que ainda é necessário realizar mais estudos e análises para compreender seus limites e suas potencialidades.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Metodologias Ativas; Educação Musical; Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Diogo Conrado Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.