APLICAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
Resumo
Nos últimos trinta anos se discute sobre os impactos que estão sendo causados no meio ambiente, bem como o uso dos recursos naturais de forma consciente. A temática meio ambiente deve ser inserida com ênfase na rede de ensino em todos os seus níveis, seja ela nas esferas municipal, estadual, federal, sendo pública ou privada, uma vez que através da educação o ser humano tem uma melhor formação/entendimento do que está ao seu redor. O governo federal brasileiro, como forma de auxiliar na temática, no ano de 1999, tornou obrigatória a educação ambiental em todos os níveis de ensino: por meio da lei nº 9.795, teve a iniciativa de instituir a Agenda Ambiental na Administração Pública, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais os procedimentos em Gestão de Recursos Naturais o Instituto Federal da Bahia – Campus Paulo Afonso (IFBA-PAF) realiza, uma vez que a instituição serve de modelo na formação dos valores da comunidade pauloafonsina. Os objetivos específicos são: identificar quais os procedimentos sustentáveis o IFBA-PAF executa; verificar se o órgão faz o uso da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e propor ações sustentáveis que podem ser realizadas na Autarquia. A abordagem da pesquisa é exploratória-descritiva; realizado por meio de estudo de caso, com abordagem qualitativa do problema; o procedimento da coleta de dados utilizado foi o da observação participante, com uma proposta de análise de informações roteirizada pela A3P. Os resultados gerenciais obtidos revelaram que o IFBA-PAF não faz adesão plenamente as propostas da A3P, contudo apesar de todas as dificuldades enfrentadas, principalmente orçamentárias, tem-se agido na busca de uma melhor prática sustentável, sendo necessária para tanto a implantação dos requisitos orientados por esta pesquisa. Como contribuição acadêmica, a presente pesquisa propõe o uso dos requisitos da Agenda Ambiental da Administração Pública como modelo de roteiro metodológico construído que possa ser aplicado em toda a Rede Federal.
Palavras-chave
Educação Ambiental; Agenda Ambiental; Gestão Pública.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Mironaldo Borges de Araújo Filho Mironaldo Araújo Filho
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.