PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR APOIADA EM METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Eduardo Magno Santos de Brito, Jéssyca Aparecida Gomes Rodrigues

Resumo


Devido às transformações que a sociedade vem passando nos últimos anos, há uma discussão no meio educacional de que a metodologia tradicional é desafiada a promover uma aprendizagem significativa. Diante disso, a interdisciplinaridade é vista como uma necessidade real de integração dos conhecimentos não apenas para a formação acadêmica do aluno, mas também para a sua vida profissional e social, pois ela busca a construção de um diálogo entre as diversas áreas do saber. Nesse contexto, este trabalho levantou uma hipótese que a maioria dos projetos interdisciplinares não são tratados como projetos, respeitando um planejamento, um gerenciamento, monitorando o andamento, riscos e tempo, tão pouco utilizam uma metodologia para gerenciar o andamento do projeto. Como técnica para levantamento de dados a fim de validar ou não a hipótese levantada foi feito uma pesquisa acerca de como os projetos interdisciplinares são planejados, gerenciados e avaliados no IFSertão-PE, onde mais de 80% dos projetos não tiveram uma metodologia clara de gerenciamento causando problemas como, falta de clareza sobre os objetivos do projeto, pouco envolvimento dos alunos, não respeitar as dependências dos conteúdos entre as disciplinas, falta de clareza sobre o andamento do projeto, entre outros. Diante do exposto foi elaborado uma proposta de um método para gerenciamento de projetos interdisciplinares baseado em metodologias ágeis, que define todos os papeis envolvidos no projeto, orienta como proceder com a fases de planejamento, gerenciamento e monitoramento do projeto, assim como a avaliação, tratando de mitigar os problemas já mencionados. O método foi validado através de um grupo focal formado por professores de áreas técnicas e propedêuticas e uma pedagoga, e será utilizado como método padrão de gerenciamento de projetos interdisciplinares no período letivo de 2019.2 e em seguida disponibilizado para a comunidade em forma de manual.


Palavras-chave


Estratégia de ensino; Interdisciplinaridade; Metodologias ágeis; Gestão de projetos;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Eduardo Magno Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.