POSSIBILIDADES LÚDICAS METODOLÓGICAS DO ENSINO DE QUÍMICA PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À NOVA BASE COMUM CURRICULAR

Elizangela da Silva Dias de Souza, Mayara Coelho Rodrigues

Resumo


Trabalhar com Química, pensando nas séries finais do Ensino Fundamental é desafiador e gratificante, por verificar o empenho de vários professores/pesquisadores engajados em fazer ciência desde muito cedo e acreditar que o letramento científico é importante para construir bases sólidas para a pesquisa, as ciências e o ensino. O trabalho buscou fomentar a discussão para práticas de ensino de Química, (Ciências) dentro do Ensino Fundamental, refletindo sobre possibilidades lúdicas metodológicas, frente aos desafios da Nova Base Nacional Comum Curricular e como esses processos poderiam acontecer de forma lúdica, desmistificando o conceito que química se faz apenas nos laboratórios. Iniciamos os trabalhos com visitas as unidades, escolas parceiras que recebem programas como PIBID, recebem os alunos das disciplinas de Estágio Supervisionado e das disciplinas de Práticas Pedagógicas. Incialmente foi analisado os espaços específicos para as práticas de Ciências e/ou a falta dele. A pesquisa teve caráter documental buscou o contato com o material produzido na escola, PPP, Proposta Pedagógica, Projetos Didáticos, Planos de Aula, como também TCCs produzidos pelos alunos do IF SERTÃO- Campus Ouricuri, relatando suas experiências pedagógicas e o entrelaçamento desses registros. Através da analise percebemos que nenhum documento pedagógico traz como referência a BNCC, mas, também ficou evidente o esforço solitário das escolas em está atenta a essas demandas. Como resultado conseguimos montar uma coletânea de planos e projetos de ensino para Ensino Fundamental Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular que pode ser uma ferramenta importante de consulta disponível aos professores, pois destaca que na medida em que os alunos se aproximam da conclusão do Ensino Fundamental, esses devem ser capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade. Além disso, é indispensável que tenham condições de ser protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino Fundamental, Base Comum Curricular, Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Elizangela da Silva Dias de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.