UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS E RÓTULOS DE ALIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA

Stefanny Souza Castro, Cristiano Cavalcanti Coelho, Vera Lucia Augusta Silva Filha, Vitalina Pereira Santos Neta, Danielle Juliana Silva Martins, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Atualmente, os professores e pesquisadores vêm cada vez mais buscando inserir novas abordagens didáticas para o ensino da química, que passou a ser campo de estudos de professores e pesquisadores envolvidos com a educação na área de química. Visto isso, este trabalho teve como objetivo conhecer as informações presentes nos rótulos das embalagens de alimentos e aplicar esses conhecimentos para abordar os conteúdos de tabela periódica e unidades de medidas (massa, capacidade, Kilojoule e Kilocaloria). O trabalho foi desenvolvido em uma turma do primeiro ano do ensino médio da EREM Jesuíno Antônio D’Ávila, na cidade de Petrolina-PE. Para alcançar resultados positivos, foi apresentado a turma como seria realizado o projeto em sala e logo após foi realizado um pré-teste, onde os alunos responderam perguntas de múltipla escolha sobre rótulos de embalagens de alimentos, tabela periódica, unidades de medidas presentes nos rótulos de embalagens de alimentos e logo após, foi realizada uma aula sobre as informações contidas em rótulos de embalagens de alimentos. Depois, aconteceu outra aula sobre tabela periódica e foram dadas embalagens de alimentos para os alunos identificarem os elementos químicos presentes e depois dizerem os nomes dos elementos químicos, símbolos, períodos, famílias, números atômicos, massas e classificarem em metais, ametais e semimetais e apresentaram para a turma. A próxima aula foi sobre unidades de medidas presentes nos rótulos de embalagens de alimentos e finalizou-se com o bingo sobre todos os assuntos estudados em sala de aula e foi aplicado um pós-teste de questões múltiplas escolhas com questões de todos os assuntos aplicados em sala. Ao fim do projeto foi observado, através do rendimento dos testes aplicados e do desempenho dos alunos, que os mesmos conseguiram, de fato, fixar os assuntos, e assim consideramos que os objetivos deste projeto foram alcançados    


Palavras-chave


Contextualização; Tabela Periódica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Stefanny Souza Castro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.