EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE ELETROTÉCNICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF SERTÃO PERNAMBUCANO

Ana Patricia Farias Borges, Jackson Barbosa da Costa

Resumo


O presente projeto analisa a evasão no curso técnico de Eletrotécnica com Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano com o objetivo de com o objetivo de compreender suas causas a partir do ponto de visto dos estudantes envolvidos. O projeto se baseia da definição de evasão de Machado (2009). Charlot (2014) fala sobre a perda de sentido da escola, pois o ensino deve ser visto como algo que possui significado para o aluno e quando ele deixa de ver a escola como uma transmissora de saberes úteis, há o afastamento que também pode levar à evasão. Snyders (2005) também aponta a importância do significado do ensino ao dizer que a função da escola politécnica, na qual se inclui o Ensino Técnico, é aproximar o aluno da classe trabalhadora e da função que aprende. Bourdieu (2007) diz que mesmo com o cada vez maior número de alunos de classes baixas com diplomas, eles não têm o mesmo valor que os de alunos das classes altas, esse valor aumentará apenas com o passar das gerações. Para a obtenção de resultados foi feita uma entrevista semi-estruturada de caráter qualitativo com alunos evadidos e não-evadidos. As entrevistas com os alunos evadidos foram marcadas em lugares acessíveis para cada um, as entrevistas com o alunos não-evadidos foram realizadas no IF Sertão, em seus horários livres. Pelas entrevistas é possível observar que a quantidade de cálculos no curso é uma dificuldade para os alunos, que não possuíam uma base de matérias exatas antes do ingresso. A busca por emprego e dinheiro é apontada pelos alunos não-evadidos como uma das suas principais motivações a continuar no curso, entretanto, a falta de motivação ocorre devido à pouca crença no potencial dos alunos por parte dos professores, fazendo com que os alunos acreditem menos em si. Conclui-se então que os alunos de menor renda ainda encontram amores dificuldades em continuar no curso por questões financeiras, e que a falta de significado ajuda no afastamento do curso, contribuindo assim para os altos índices de evasão. 

Palavras-chave


Ensino Técnico, Motivação, Significado

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ana Patricia Farias Borges

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.