DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE FARINHA DE BOLO A PARTIR DA FARINHA DE XIQUEXIQUE (Pilosocereus gounellei)

Jayda Prescila Marques de Souza, Clemilson Elpídio da Silva, Cristiane Ayala de Oliveira

Resumo


A utilização de ingredientes não convencionais em alimentos pode representar uma alternativa para a substituição parcial da farinha de trigo, visando às propriedades tecnológicas do ponto de vista das características físico-químicas e sensoriais, de forma que os consumidores não venham a rejeitar mudanças na, cor, sabor, textura, aroma e aparência dos produtos finais. O xiquexique é uma espécie vegetal que possui características morfofisiológicas adaptativas, como armazenamento de água, que permitem o seu desenvolvimento na região semiárida. Dessa forma podem resistir a longo tempo de estiagem sendo utilizando como alternativa alimentar, inclusive na alimentação humana. Neste contexto, objetivou-se desenvolver e avaliar formulações de bolo a partir da farinha da massa in natura do xiquexique, visando um aproveitamento da planta através de sua aplicação na alimentação humana. Para a elaboração dos bolos foram desenvolvidas cinco formulações, sendo um controle e demais com substituição parcial e crescente da farinha de trigo: formulação F1, (controle) 100% da farinha de trigo; F2 - 20%; F3 - 40%: F4 - 60% e F5, substituindo 80% da farinha de trigo pela farinha de xiquexique. Foram realizadas as análises para determinação dos teores de umidade, cinzas, pH, acidez titulável, açúcar redutor, açúcar não redutor e açúcares totais, sólidos solúveis totais (°Brix), proteína, extrato etéreo, ácido ascórbico, cloreto, carboidrato, cor objetiva e análise sensorial, tanto para a matéria prima in natura, farinha e produto final (sendo neste realizada a análise sensorial). Para a avaliação estatística foi aplicada análise de variância e para comparação das médias o teste T a um nível de 5% de significância (p<0,05). As formulações com substituição de 20%, 40% e 60% foram os que apresentaram notas satisfatórias com em relação à aceitabilidade e intenção de compra. A formulação com 80% da farinha do xiquexique apresentouse mais úmido, levemente mais ácido, e com aceitação menor pelos provadores.


Palavras-chave


produtos panificáveis, cactácea, propriedade funcional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Jayda Prescila Marques de Souza, Clemilson Elpídio da Silva, Cristiane Ayala de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.