EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA EM SEU PRIMEIRO ANO DE ESTUDO

Gercivania Gomes da Silva, Rosicleide Maria da Silva Ribeiro, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, José Carlos dos Santos, Maria Dasdores de Souza, Neimax Santos Santana, Sandra Regina da Silva Galvão

Resumo


O fracasso escolar tem se tornado uma realidade nas turmas ingressantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Diante de tal fato tornam-se necessários estudos que busquem iniciar uma discussão sobre essa temática, além de buscar conhecer quais são os agentes responsáveis por esse fracasso. Deste modo, o presente projeto teve como objetivo analisar o desempenho dos alunos ingressantes no curso médio em agropecuária e fazer uma relação com o seu desempenho ao término do primeiro ano letivo por meio de dados obtidos no sistema acadêmico de gestão educacional e de gráficos que pudessem auxiliar na visualização e acompanhamento da evolução dos discentes. A partir de conversas com servidores buscou-se entender quais fatores foram determinantes, ou ao menos, influenciaram nos possíveis insucessos dos alunos que ingressaram entre os anos de 2011 e 2017, podendo assim, encontrar meios de evitar que esse problema continue a se repetir ano após ano. Com essa pesquisa percebeu-se que as dificuldades de aprendizagem existem na instituição desde o início de sua formação e que isso se deve a vários fatores externos e internos que influenciam nesta problemática. E ainda, que um fator negativo nesse processo que aparece com maior frequência nas atas estudadas seria a falta de rotina de estudos dos alunos, pois estes chegam à instituição sem esse hábito. Constatou-se que a falta de rotina de estudos e a má alimentação de alguns alunos são os agentes mais comuns que interferem no processo de aprendizagem dos alunos. Greves, paralisações e constantes mudanças no calendário e no quadro docente também trazem prejuízos ao aprendizado dos alunos. Verifica-se que a implantação de ações institucionais com o olhar mais humano tal como estreitar a relação com os pais dos alunos, acompanhamento do desempenho e da frequência dos alunos desde o início do ano letivo, realização de visitas técnicas e acompanhamento da frequência dos alunos contribui para motivação dos alunos, fazendo com que eles se dediquem mais aos estudos.


Palavras-chave


Evolução da aprendizagem; Ensino Integrado; Fracasso Escolar

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