CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DAS CISTERNAS DA ZONA RURAL DA LOCALIDADE DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS/SALGUEIRO - PE

Gabriel Carreiro Muniz Cantarelli Feitosa, Rodrigo de Araújo Soares, Cristiane Ayala de Oliveira, Gabriela Ayala da Silva

Resumo


Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, o Semiárido brasileiro é a região mais populosa do mundo, sendo esta uma região de elevadas temperaturas onde o regime pluvial é bastante irregular, com longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. Contudo, é possível a adaptação dos moradores ao ambiente, fazendo uso de técnicas simples e baratas. Uma dessas técnicas muito utilizadas são as cisternas que captam e armazenam água da chuva. O aproveitamento da água da chuva é uma alternativa interessante para combater os efeitos da estiagem, uma vez que pode ser captada com equipamentos simples e baseada em técnicas populares de armazenamento de água, ser de custo acessível e de nível tecnológico apropriado para pequena escala, com capacidade de produzir resultados imediatos. Diante disto, este projeto se propôs a analisar a qualidade da água das cisternas utilizadas na localidade de Conceição das Crioulas cidade de Salgueiro- PE. Os parâmetros de qualidade analisados foram: pH, condutividade elétrica, cor, turbidez, Sólidos Totais Dissolvidos (STD), coliformes totais e termotolerantes. Os parâmetros de pH, condutividade elétrica, e sólidos dissolvidos utilizou-se o phametro portátil, onde foi feita a verificação no ato da coleta, para as determinações microbiológicas utilizou-se o método Colilert. Após as análises os resultados foram comparados com os limites estabelecidos na legislação de acordo com o seu uso. Ao todo foram avaliadas 18 cisternas, destas 48% apresentaram presença de nitritos e 62% elevado teor de STD, além disso, 86% das cisternas avaliadas apresentaram nas análises microbiológicas a presença de coliformes totais e destas 72% apresentaram a presença de contaminação por coliformes termotolerantes. Após a realização destas análises, sugere-se que órgãos como prefeitura ou secretaria municipal de agricultura trabalhem em ações que minimizem a contaminação e melhorem a qualidade desta água.


Palavras-chave


Água de consumo; armazenamento; potável

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gabriel Carreiro Muniz Cantarelli Feitosa, Rodrigo de Araújo Soares, Cristiane Ayala de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.