Experimentação Sobre Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica Aplicada à Educação Básica

Francisca Jayane F. da Cruz, Viviane S. de Souza, Edinaira D. Nunes, Arthur F. de Paiva Alcântara

Resumo


A termodinâmica tem a reputação de ser um dos assuntos mais difíceis de ensinar e se aprender. Seu construto exige abstrações e conceitos que estão fora das questões cotidianas, além disso, sua linguagem também é bem particular. No cotidiano, conceitos como calor, temperatura e sensação de quente e frio, por exemplo, são facilmente intercambiáveis e, esse intercâmbio não causa qualquer confusão ao cidadão. Alguns resultados de pesquisa, no entanto, indicam que esses termos comuns da termodinâmica, como energia e calor são confusos em livros textos, evidenciando a semântica de isso poder levar os estudantes à dificuldade de entender os conceitos termodinâmicos. As maiores dificuldades apresentadas pelos alunos, no entanto, residem em conceitos fundamentais, relacionados ao calor, à temperatura, à energia interna, à entalpia, à entropia etc., conceitos, esses, de fundamental importância para o entendimento da termodinâmica. Embora a termodinâmica seja introduzida já durante o ensino médio, a falta de rigor das mais diversas formas, por ocasião dessa introdução, pode levar a problemas futuros no entendimento desse assunto durante o ensino superior.Com base nisso  Demonstraremos estratégias experimentais aos professores de educação básica de Ouricuri-PE oferecendo treinamento para realização de atividades experimentais relacionadas à Primeira e à Segunda Lei da Termodinâmica, serão sujeitos da pesquisa os professores da rede pública do município de Ouricuri-PE que lecionam o componente curricular Química. O treinamento será por meio da execução de roteiros experimentais relacionados à Termodinâmica, os experimentos serão testados primeiramente apenas com acompanhamento do orientador e orientando e depois serão oferecidos como um treinamento aos docentes de química da rede pública de Ouricuri PE.


Palavras-chave


Ensino de Química; Termodinâmica; Experimentação.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 francisca ferreira Ferreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.