CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO MÉTODO TERAPÊUTICO PARA OS IDOSOS DO ACANTINHO DO ACONCHEGO – PETROLINA/PE

Felipe Carvalho Barbosa, Gabriel Anastácio Barros Lima, Ryan Max Cavalcante Maia, Brena Suellen Ribeiro Gomes, Eloisa Emanuelle Mariano de Souza, Yuri Kelvin Silva Camacho Tavares, Geraldo Azevedo Amorim Sobrinho, Leopoldina Francimar Amorim, Patrícia Pereira Alves, Adelmo Carvalho Santana, Flavia Cartaxo Ramalho

Resumo


O contato direto com a natureza é capaz de ajudar na recuperação de doenças, estimulando a vontade da pessoa viver e lutar. As atividades de suporte terapêutico (hortoterapia) são consideradas atividades que permitem o exercício da cidadania, a expressão de liberdade e a convivência dos diferentes e ainda espaços terapêuticos de tratamento. Durante muitos séculos a horticultura é utilizada como terapia ocupacional, a chamada: hortoterapia que é cultivo de plantas olerícolas, medicinais ou condimentares. Essa hortoterapia vem beneficiar a saúde mental e física dos seus utilizadores, sendo aplicada na ação complementar ao tratamento medicamentoso, promovendo melhorias já que esse local é um espaço de criação, expressão, produção, transformação, humanização, experimentação, socialização e convivência, operando-se mudanças subjetivas na representação social da pessoa, na diminuição do índice de uso de medicamentos. O uso de plantas medicinais na hortoterapia estimula os sentidos, o cuidado com a saúde e resgata a convivência familiar com as memórias do uso do chá. Este projeto tem como objetivo geral instalar uma horta medicinal orgânica visando a terapia ocupacional (hortoterapia) para os idosos da casa de repouso Cantinho do Aconchego, localizada em Petrolina/PE. Através da metodologia desenvolvida neste projeto que é da terapia comunitária, houve o planejamento participativo através de reuniões com os grupos. As mudas das espécies selecionadas foram confeccionadas e o plantio será assim que a área estiver pronta. Foi elaborado o planejamento para a instalação da horta medicinal, desde o local e escolha das espécies, bem como todas as etapas, realizado por tomada de decisões com a comunidade envolvida, recuperando do assim a autoestima como indivíduo, integrante de um projeto e de um grupo. a autonomia do sujeito.


Palavras-chave


hortoterapia; terapia ocupacional; horta medicinal

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Flavia Cartaxo Ramalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.