TECNOLOGIAS SOCIAIS: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DO PROJETO AGROECOLÓGICO INTEGRADO SUSTENTÁVEL-PAIS PARA CAPACITAÇÃO DE ALUNOS E PEQUENOS PRODUTORES

Amancio Holanda de Souza, Valdson Gabriel Oliveira Silva, Macario da Silva Mudo, Luciana Souza de Oliveira

Resumo


Projeto Agroecológico Integrado Sustentável- PAIS ou Mandala que é desenvolvido de forma harmônica com a utilização de animais ao centro e de plantas dispostas em círculos concêntricos com uma fonte de água disponível utilizados de forma racional e integrada. Esse sistema é utilizado para viabilizar a produção de alimentos para pequenos produtores familiares, no sentido de garantir uma renda que satisfaça as necessidades básicas alimentares, utilizando práticas, técnicas e materiais disponíveis no seu entorno de forma sustentável. O projeto está sendo implantado em uma área de 0,25 ha na fazenda do Campus Petrolina Zona Rural, com diferentes espécies contemplando os grupos de hortaliças, medicinais, ornamentais, frutíferas, culturas temporárias e outras com potencial de fonte de madeira ou como utilização em forma triturada para a ciclagem de nutrientes. No centro da área escolhida foi construído um galpão para abrigar as aves, que serão criadas de forma semi-extensiva ficando a maior parte do dia em piquetes que forneçam as condições de alimentos e no final do dia receberão uma ração proveniente do próprio sistema em funcionamento. O objetivo principal desse projeto é o de capacitar os alunos do IF Sertão-PE no cultivo de alimentos saudáveis e com potencial de geração de renda por meio do sistema PAIS com aptidão para replicar para os produtores familiares. Os alunos serão capacitados recebendo orientação sobre o sistema PAIS, agroflorestal e os comportamentos das espécies e o manejo de galinhas caipiras e noções de receita e despesa num empreendimento rural. Posteriormente, o projeto abrangerá os produtores familiares numa ótica dialógica e participativa para que possam conhecer e implementar tecnologias sociais, a exemplo do PAIS, aproveitando as potencialidades existentes produzindo de forma saudável e respeitando o ambiente.


Palavras-chave


PAIS; Mandala; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Amancio Holanda de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.