A educação profissional e tecnológica na ótica de Lev Vygotsky: pressupostos teóricos e contribuições

Marivânia da Silva Feitosa, João Paulo Lira Martins, Suemys Luize Pansani Tavares, Paulo Garcez Leães, Cristiane Ayala de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa objetiva estudar como Vygotsky e a teoria sociocultural podem contribuir para a atividade pedagógica dentro da Educação Profissional e Tecnológica. Os conceitos de Vygotsky de internalização, mediação e zona de desenvolvimento proximal consideram alunos e professores como agentes de transformação do meio social. O autor também destaca que, além de transformar o meio, os sujeitos são influenciados por este. O referido artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa e discute os dados a partir das discussões fomentadas em artigos, livros e outros registros acessíveis. Em nossas buscas, procuramos os estudos fundamentados nos pressupostos da teoria de Vygotsky e sua aplicabilidade na Educação Profissional. Além disso, pesquisamos acerca da Educação Profissional e Tecnológica, tecendo uma breve descrição do contexto histórico desta. Fizemos, ainda, um estudo acerca da teoria sociocultural, que destaca as interações sociais como sendo de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo. A partir da análise bibliográfica realizada, foi possível perceber a importância de Vygotsky e sua obra para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, pois esta privilegia, dentre outras, o protagonismo do sujeito, promove maior interação entre educadores e educandos, considera que cada indivíduo já traz consigo saberes e experiências e, que estas, podem e devem ser levadas em consideração na aprendizagem do educando. Portanto, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar como a obra de Vygotsky, quando aplicada de forma eficaz dentro da atividade pedagógica, colabora coma uma eficiente teoria para os processos de ensino aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave


Educação; teoria Vygotskyana; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, W. S. (2016). Das Escolas Técnicas Federais aos Institutos Federais: A licenciatura em Física no Campus Goiânia do IFG. Dissertação (Mestrado em Ciência e Matemática)- Universidade Federal de Goiás, Goiânia,2016.

BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, Trabalho e Obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Técnico do Senac, v. 34, n. 3, 2008.

BISPO, F. C. S. Formação Profissional e cidadania: a contribuição do PRONATEC. XII Simpósio de Gestão e Tecnologia, Resende, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2009 a.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019

BRASIL. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2019.

CAETANO, Saul Silva; VON LINSINGEN, Irlan. Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [s.l.], v. 4, n. 3, p.35-49, 15 dez. 2011. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/s1982-873x2011000300002.

DE LIMA ARAUJO, Ronaldo Marcos; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FERNANDES, Flávia Roberta et al. Comunidades de prática: uma revisão bibliográfica sistemática sobre casos de aplicação organizacional. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 44-52, jul. 2016. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/46691/28744. Acesso em: 18 abr. 2019. Doi :http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v5i1.46691.

FITTIPALDI, Cláudia Bertoni. Conceitos centrais de Vygostky: implicações pedagógicas. Revista Educação-UNG-Ser, v. 1, n. 2, 2007.

FONTANA, Roseli. CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, A. de C.; DORSA, A. C.; OLIVEIRA, E. M. de. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: origens e trajetórias. Vozes dos Vales, Diamantina, v. , n. 13, p.1-18, maio 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007

LIMA, S. de C. DA SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES AO BRASIL POTÊNCIA:: Concepções do desenvolvimento 1964-1979. Aurora, São Paulo, v. 7, p.34-44, jan. 2011

MAGALHÃES, Cláudio Márcio. Da sala à praça: motivação, mediação e Vigotsky para entender o comportamento. Comunicação e Sociedade, v. 33, p. 347-367, 2018.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.

MOURA, Dante Henrique. EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: DUALIDADE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO. Holos, Natal, v. 2, p.4-30, 2007.

MOURA, Dante Henrique; LEITE LIMA FILHO, DOMINGOS; RIBEIRO SILVA, MÔNICA. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, 2015.

MOURA, Elaine Andrade et al. Os planos genéticos do desenvolvimento humano: a contribuição de vigotski. Revista Ciências Humanas, v. 9, n. 1, 2016.

PACHECO, E. M.; MORIGI, V. (Org.). Ensino Técnico, Formação Profissional e Cidadania: A revolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Porto Alegre, Tekne, 2012.

PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; DOMINGOS M. Educação Profissional e Tecnológica: das escolas de aprendizes artífices aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. T&c Amazônia, Manaus, p.2-7, fev 2009.

PAMPLONA, R. M. As relações entre o estado e a escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no brasil. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Agronomia, Seropédica, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 1995.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 24-36, mar. 2014. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994. Acesso em: 05 abr. 2019. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2014.1994.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4ª edição brasileira. São Paulo, Martins, 1991.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License